quarta-feira, 24 de julho de 2019

Faculdade de Ilhéus realiza cursos de capacitação profissional abertos à comunidade




 
 Durante esta semana, a Faculdade de Ilhéus realiza um grande projeto de incentivo ao empreendedorismo. A instituição disponibiliza até o dia 26 de julho, cerca de 100 minicursos de capacitação profissional, entre eles, preparatórios para concursos, de atividades artesanais e acadêmicas, a exemplo de Customização de Camisetas, Planejamento de Obras, Educação Financeira e Redação. O projeto é totalmente aberto à comunidade, de caráter gratuito, e conta com quase 4.000 inscritos.

A iniciativa da Faculdade de Ilhéus é em parceria promocional com a Gabriela FM, emissora que completou 27 anos a serviço da região. Os cursos foram iniciados na segunda-feira, nos três turnos, na sede da Faculdade, na zona sul da cidade. A maratona de cursos tem a participação de estudantes do nível fundamental e médio dos colégios públicos e particulares, de nível superior da própria instituição e de outras instituições, empresários, trabalhadores do comércio, da indústria e do turismo, professores, pessoas desempregadas e da terceira idade, que buscam ampliar seus conhecimentos.

Os cursos possuem carga horária de duas horas a cinco horas, e os que participam recebem o certificado logo após a realização da atividade em que se inscreveu. No curso de Planejamento de Obras, por exemplo, foram oferecidas 40 vagas, mas foram registradas 45 inscrições. Para o minicurso de Educação Financeira, participaram 92 inscritos, ministrado pelo professor Hélio Batista, egresso do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ilhéus, participante do Projeto Rondon e funcionário da Gertec.


Ana Cláudia Silva dos Santos, que reside no bairro Teotônio Vilela, participou do minicurso sobre Customização de Camisetas. “Tenho esse talento em trabalhar com artesanato e estou vindo para buscar conhecimento e aproveitar as oportunidades. Como estou desempregada, pretendo trabalhar com isso para obter uma renda.”, afirmou.  Ela detalhou passo a passo o que desenvolveu com tecidos e acessórios a partir da orientação de Cintia Carvalho: “Estou apaixonada. Quando a gente põe amor em tudo que vai fazer, o resultado é além do esperado”, acrescentou. 

O estudante de Matemática, Ruan Lucas, 24 anos, faz estágio na Escola Rotary, no Malhado. Ele também participou do curso de Customização de Camisetas e trabalhou uma peça para oferecer a sua avó, que reside no bairro Nelson Costa. Ele já conhece a serigrafia e as artes gráficas e quer aproveitar as horas vagas em casa para desenvolver a atividade “e quem sabe, até no verão vender o trabalho para turistas”, declarou.

A professora do curso de Customização de Camisetas, Cintia Carvalho, bacharela em Ciências Contábeis e rondonista, disse que se considera uma empreendedora. “E eu sei que isso foi cativado em mim com os trabalhos interdisciplinares que a Faculdade de Ilhéus oferece. Sou gestora de uma escolas de profissões, onde desenvolvemos dois projetos sociais que fazem bastante sucesso na cidade”, afirmou com entusiasmo.

O estudante Fernando Feminella Leite é de Vitória da Conquista, onde cursa Engenharia Civil. Ele disse que o projeto “me chamou atenção tanto pelos cursos serem atraentes como para o conhecimento na área do trabalho, para integrar a carga horária exigida pelo curso para a graduação”. Achei a estrutura da Faculdade de Ilhéus maravilhosa, muito bons os professores e o curso também.  

Fernando se inscreveu em quatro cursos na área de Engenharia.  “Os professores são muito bem qualificados e conseguem passar o conhecimento pra gente em sala de aula. A questão de ter um professor que é engenheiro, que está na obra no dia a dia, isso ajuda muito a gente, consegue nos trazer aquela prática, por mais que seja em uma sala de aula, e você começa a ter mais noção do que você vai precisar no dia a dia da profissão”, enfatizou o estudante.  Ascom


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna sediou o 1º Congresso Baiano de Psiquiatria e Neurologia

A Prefeitura de Itabuna apoiou a realização do 1º Congresso Baiano de Psiquiatria e Neurologia promovido pela AFYA Faculdade de Ciências Méd...