segunda-feira, 10 de junho de 2019

Aniversário dos 485 anos de Ilhéus contará com inaugurações, homenagens e festa

  No dia 28 de junho, Ilhéus completará 485 anos de fundação e 138 de elevação à categoria de cidade. Para celebrar o aniversário, a prefeitura propôs uma programação diferenciada, com inaugurações que irão beneficiar áreas consideradas prioritárias da atual gestão: infraestrutura, saúde e educação. Não podia ficar de fora o “Viva Ilhéus”, evento de cultura e lazer que passou a integrar o calendário das comemorações alusivas ao Dia da Cidade.
A nova ponte, ligando o centro ao bairro de Pontal, em
breve será inaugurada.
No próximo dia 14, às 16 horas, o prefeito Mário Alexandre reinaugura a Escola Municipal do Iguape, totalmente reformada. Localizada em uma região bastante populosa da zona norte, a escola atende os moradores do bairro e entorno. Durante anos, a comunidade sofria com a falta de manutenção da escola. “Ela funcionava, mas estava fora das condições ideias”, lembram as mães de alunos da escola.  
Já no dia 15, às 17 horas, o prefeito ilheense, acompanhado de sua comitiva reinaugura a Praça José Haroldo Castro Vieira (Praça do Cacau), no centro. O local encanta os turistas que visitam a cidade na alta estação, a minifazenda de cacau instalada teve a sua estrutura totalmente recuperada. Atualmente, a Prefeitura de Ilhéus passou a tomar conta do monumento histórico.
Já no dia 16, às 10 horas, a comunidade do distrito de Sambaituba, irá receber da gestão municipal, a Segunda Travessa da Rua da Linha, totalmente requalificada. A população reclamava bastante, mas o governo municipal resolveu o problema da via com calçamento à paralelos e construção de passeios. A obra passa a dar mais dignidade e segurança aos moradores.

Mais entregas – No dia 19, às 10 horas, prefeito e comitiva vão até a Central de Abastecimento, no Malhado, para entregar uma Sala Médica, em parceria com o Sesc. O espaço vai abrigar uma equipe de saúde para atendimento médico e odontológico. A Central tem papel na geração de emprego e renda, por concentrar a comercialização de hortaliças, frutas, leguminosas, raízes e muitos outros.
No mesmo dia (19), às 17 horas, inauguração do Mirante Alto Formoso, no bairro da Conquista. No passado, o que deveria ser uma atração, era utilizado como depósito de resíduos e entulhos. O mirante tem uma vista panorâmica da Baía do Pontal, que abrange o centro e parte da zona sul, atraindo centenas de turistas e nativos, principalmente à noite. É considerada a vista mais bonita de Ilhéus.
A Escola do Amor – No dia 27, véspera do Dia da Cidade, às 11 horas, o prefeito e sua equipe de trabalho, entregam à população no bairro rural do Japu, a Escola de Piaçaveira, que no passado representou a imagem do desrespeito com a Educação em Ilhéus. Agora, a nova Sala Nucleada tem o nome de “Escola do Amor e da Alegria”.
Na noite do mesmo dia (27), população ilheense e visitantes celebram o aniversário da Terra de Jorge Amado e da Gabriela, com a abertura oficial do Viva Ilhéus 2019, a partir das 21 horas, na Avenida Soares Lopes. O evento, que é uma marca da gestão municipal, resgata as tradições juninas e movimenta o turismo e a economia local.
Na sexta-feira (28), às 8 horas, acontece o tradicional hasteamento de bandeiras, na Praça Dom Eduardo, no centro, seguida de missa solene, às 8h30min, na Catedral de São Sebastião. O ato matinal é acompanhado por autoridades políticas, religiosas, militares e população, que acompanhará ainda a alvorada festiva.
Ainda na sexta-feira (28), às 11 horas, a comitiva segue sentido zona sul para inaugurar a nova Orla Sul. O projeto recebeu obras de drenagem, pavimentação, construção de passeios, ciclovia e paisagismo. Para dar mais conforto e segurança para moradores, turistas e comerciantes, o local recebeu equipamentos de acessibilidade e um moderno sistema de iluminação.
Já por volta das 15 horas, os moradores da Avenida Princesa Isabel, no centro, recebem da Prefeitura, a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Almiro Vinhaes. E às 16 horas, o prefeito preside a solenidade de inauguração do Posto de Saúde da Avenida Esperança, na zona oeste. Esses equipamentos foram totalmente reconstruídos para dar mais eficiência ao atendimento prestado à comunidade.
E a partir das 17 horas, o chefe do executivo municipal homenageia personalidades com serviços relevantes em prol do desenvolvimento de Ilhéus com a outorga da comenda do mérito de São Jorge dos Ilhéos, e entrega o Título de Cidadão Ilheense. A cerimônia acontece no Teatro Municipal de Ilhéus.
Inaugurações já começaram – No calendário de inaugurações, a Prefeitura de Ilhéus já entregou à população a Unidade Básica de Saúde (UBS) Sarah Kubitschek, no bairro Malhado (Parque Infantil). A unidade foi totalmente reconstruída pela Município, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) e marcou um momento histórico na história da saúde no município. Secom


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...