terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Faculdade de Ilhéus confirma patrocínio em 2019, ao garoto campeão de jiu-jitsu Rameses Cáridas



O jovem campeão de jiu-jitsu, Rameses Cáridas, ilheense de apenas 13 anos, conquistou nove títulos na sua categoria em 2018, sem contar os títulos disputados no judô, esporte que ele também pratica. O desempenho obtido pelo atleta, aliado ao compromisso demonstrado nos estudos, fizeram com que a Faculdade de Ilhéus confirmasse o patrocínio a Rameses para a temporada de 2019.

O diretor geral da instituição, Almir Milanesi, informa que a Faculdade apoia o jovem atleta desde 2016. “A manutenção de nosso apoio reflete uma avaliação sobre o esforço de Rameses no esporte e na escola. A decisão é tomada com a participação de todos os diretores e até agora temos satisfação com a colaboração que podemos prestar”, afirma Milanesi.

Aluno do Colégio Estadual Estado do Ceará (vai cursar o oitavo ano do ensino fundamental em 2019), Rameses Cáridas treina com o Sensei Robson Cruz, da equipe de La Riva em Ilhéus, na Academia Space Jiu-Jitsu, onde participa das atividades ao lado de mais 20 crianças. Desde que começou a se dedicar ao esporte, o jovem atleta tem colecionado uma série de títulos a cada temporada anual.


Em 2018, ele conquistou o Tricampeonato Mundial (2016/2017/2018), no mês de junho, em Feira de Santana, e o Bicampeonato Brasileiro (2017/2018), em maio, também em Feira de Santana. No mês de agosto, veio o Bicampeonato Brasileiro/Nordeste, disputado em Petrolina, Pernambuco, repetindo o título conquistado em Campina Grande, na Paraíba, em 2017.

Rameses Cáridas, em 2018, foi Bicampeão Pan-Americano no torneio realizado em Campina Grande, na Paraíba, no mês de outubro, sendo que em setembro de 2017, conquistou o primeiro título continental em Fortaleza.  Foi Bicampeão do ranking baiano de 2018 após lutas ocorridas em Juazeiro, Jequié, Feira de Santana, e em Ibotirama, onde confirmou o título. Ele venceu também o Open Sergipe de Jiu-Jitsu 2018, realizado na cidade de Capela, e já havia sido campeão do Bahia Open, em Lauro de Freitas, no mês de fevereiro.
 .

Além disso, foi campeão do América Golden Cup – X Combate, que aconteceu em Salvador, no Ginásio de Esportes do Clube Baiano de Tênis, em março do ano passado. Em 2017, Rameses foi também Campeão Sul-Americano durante competição realizada em Natal, no Rio Grande do Norte. Por esses feitos, o atleta ilheense recebeu a certificação de campeão do ranking geral KIDS (até 15 anos) da FIJJD Federação Internacional de Jiu-Jitsu Desportivo do ano de 2018, e também a certificação de campeão do ranking Circuito Oeste Baiano, outorgada pela Federação Baiana de Jiu-Jitsu Esportivo e pela Confederação de Jiu-Jitsu do Brasil (CJJB).

Mesmo com tantas conquistas, Rameses revela que sua meta como atleta é disputar as olimpíadas se tiver a modalidade de jiu-jitsu. “Como ainda não tem, estou me preparando para ir com o judô”, afirma ele. Vale ressaltar que ele conquistou três importantes títulos no judô na temporada de 2018. Em termos profissionais, seu objetivo é cursar Engenharia Mecânica ou Engenharia Civil.
Com relação ao sucesso obtido no cenário esportivo, de conquista de muitas medalhas e exposição da imagem, aos 13 anos, o atleta diz:  “me sinto bem fazendo o que gosto, e me deixa muito feliz porque as pessoas me param na rua, me cumprimentam, tiram fotos, e tenho o reconhecimento das pessoas”. E a receita para tudo isso, ele resume em “treinar muito, estudar, brincar na hora certa e ter educação”.

Neste domingo, dia 10, às 9 horas da manhã, Rameses participa do Rei do Tatame, que será realizado pela Federação Baiana de Jiu-Jitsu MMA, em Madre de Deus, e no dia 24, ele estará em Feira de Santana, para participar da 1ª etapa do Campeonato Baiano 2019, promovido pela Federação Baiana de Jiu-Jitsu Esportivo e a Confederação de Jiu-Jitsu do Brasil.
Por - Zé Carlinhos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...