quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

SAS certifica mais duas turmas do Projeto Empreender


 A Prefeitura de Itabuna, através do Departamento de Combate à Pobreza da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), certificou a sétima turma profissionalizante do Projeto Empreender, que é um plano de ações do governo municipal para gerar emprego e renda e promover a autonomia de pessoas inscritas no CadÚnico e beneficiárias do Programa Bolsa Família, preparando-os para o mercado de trabalho. A certificação das turmas dos cursos de Eletricista e Aplicador de Cerâmica aconteceu na tarde desta terça-feira (9), no Colégio Imean, espaço cedido pela Secretaria de Educação para realização das aulas.

Participando do evento, o prefeito Fernando Gomes parabenizou a turma e desejou sucesso aos novos profissionais. “Ficamos alegres e satisfeitos, pois ter uma profissão é fundamental. Ninguém nasce sabendo e é preciso profissionalizar a população para vencer o desemprego. Parabenizo a todos vocês e o meu desejo é que vocês saiam daqui já empregados, colocando em prática o aprendizado aqui adquirido. Vamos ter fé em um futuro próspero para todos”, disse.

         A secretária Sandra Neilma comemorou a certificação de mais uma turma, felicitando os novos profissionais. “Hoje é um dia de alegria, onde oportunizamos um novo caminho para a vida de cada um, para a qualificação profissional, para a inserção no mercado de trabalho. Acreditamos que este passo pode transformar a vida de vocês, proporcionando importantes oportunidades”, ressaltou.


Outro ponto destacado pela secretária foi o número expressivo de mulheres participando das turmas, o que, para Sandra foi uma surpresa positiva. “Isso nos deixa ainda mais feliz e nos dar força para continuar buscando otimizar a gestão dos recursos e transformar a vida das pessoas através de capacitações e formações profissionais”, pontuou a secretária, que aproveitou a oportunidade para avaliar as atividades da SAS no ano 2018. “Apesar das dificuldades oriundas dos bloqueios de recurso conseguimos trilhar o caminho do avanço graças ao empenho da nossa equipe. Fazemos esse balanço não só por termos alcançado números positivos, mas pelos resultados dos projetos como o Empreender”, comentou Sandra Neilma.

Ainda durante a certificação, a diretora do Departamento de Combate à Pobreza da SAS, Carol Suzart explicou que “os cursos são realizados através de recursos do Índice de Gestão Descentralizada (IGD), que representa uma importante estratégia adotada pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) para estimular os municípios a investir na melhoria da gestão do Programa Bolsa Família (PBF)”. O Gerente da Unidade Ilhéus do Senai, Jurandir Hendler da Luz, parabenizou a iniciativa do município em promover cursos para profissionalizar os beneficiários dos programas sociais. “Uma coisa que ninguém nos tira é o conhecimento e agora cabe a cada um ter atitude para aplicar da melhor forma possível esse conhecimento adquirido”, disse o gerente, que ainda agradeceu o grupo de professores pelo comprometimento com as turmas.
Cursos Profissionalizantes

Ao longo de 2018, foram certificadas pelo SENAI, empresa contratada pela Prefeitura Municipal de Itabuna, 01 turma de eletricista predial; 02 turmas de confecção de Bolsas em material sintético e couro; 02 turmas de customização de sandália emborrachada e 02 turmas de confecção de moda praia e lingerie. Agora, 02 turmas de eletricista e 02 turmas de aplicador de revestimento cerâmico. Em 2019, o Projeto Empreender entrará em sua segunda etapa ofertando os cursos de: Panificação Básica, Confeitaria Básica, Auxiliar na fabricação de pizzas, Auxiliar na preparação de doces e conservas, Produção de Sequilhos e Petit four, Produção de Salgados e Folhados, Pães Especiais: massa doce, Pães Especiais: massa salgada e, por fim, Produtos Natalinos. Com início previsto para o próximo mês, serão no mínimo 720 pessoas capacitadas para o mercado de trabalho ou para abrirem seus próprios negócios.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), responsável por ministras os cursos, é um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina. O SENAI é uma das mais importantes instituições de Educação Profissional do país, atuando na geração e difusão de conhecimento aplicado ao desenvolvimento industrial. O curso de eletricista foi doação do Senai disponibilizando 80 vagas.



Texto: Wilson Junior
Fotos: Adeildo Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...