quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Vigilância Sanitária incinera carnes de origem clandestina em Itabuna


A Vigilância Sanitária (Visa) da Secretaria Municipal de Saúde incinerou esta semana mais de 230 quilos de carnes que estavam sendo vendidas num açougue, entre os bairros São Caetano e Pedro Gerônimo em Itabuna. Após inspeção, os fiscais constataram a origem clandestina do produto e foram informados pelo proprietário do açougue que a mesma veio de Camacan.
O alimento foi apreendido pelos agentes da Vigilância durante fiscalização diária em estabelecimentos comerciais no centro e nos bairros da cidade. O coordenador da Visa, Manoel Mattos, explicou que nenhuma carne pode ser comercializada a não ser que seja abatida no matadouro municipal de Itabuna. “Ninguém sabe que tipo de carne chega ao consumidor. Pode ser até de um animal doente. Por tanto, é importante que o consumidor fique atento e denuncie se notar alguma irregularidade, como carne estragada”, alerta.

O coordenador da Vigilância disse ainda que em casos como esses, o comerciante não é preso e não tem o espaço interditado, a não ser que haja reincidência, “mas tem sua mercadoria apreendida e ele ainda recebe uma notificação”, justificou o coordenador. Manoel informou que os fiscais da Visa são treinados para identificar produtos clandestinos, como a carne apreendida esta semana, por exemplo. “Nesse caso, a verificação se dá por meio do tipo de corte que é diferente. No abatedouro municipal os profissionais usam serra para cortar osso, enquanto que num clandestino é usado machado”. 


Manoel Mattos disse que não adianta um comerciante, principalmente o da área de alimentos, tentar burlar a lei. Segundo ele, o município mantém vigilância permanente, visando coibir entrada e saída de carnes ou outros produtos estragados, de origem clandestina ou com prazo de validade vencido.

O município conta com cerca de cinco mil estabelecimentos comerciais fiscalizados permanentemente por agentes da Vigilância Sanitária formados por enfermeiros, nutricionistas, veterinário, engenheiro de alimentos, farmacêutico, odontólogo , biólogo, biomédico, zootécnico, além de técnicos de nível médio que dão apoio ao trabalho da Visa.  Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...