quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Hospital Costa do Cacau avança na oferta de procedimentos cardiológicos

O metalúrgico Gustavo Batista Oliveira, de 31 anos, é o primeiro paciente do interior da Bahia a ser submetido ao procedimento de colocação do Cardiodesfibrilador Implantável (CDI), dispositivo que monitora continuamente o ritmo cardíaco, oferecendo uma proteção maior ao paciente em risco de arritmia.

“O Hospital Costa do Cacau está de parabéns. Aqui é tudo de primeira linha, a estrutura, o acolhimento. Que continue assim, com esse mesmo atendimento, com toda essa atenção voltada aos pacientes. Porque a nossa região só tem a ganhar com isso”, afirmou Gustavo Oliveira.

O cardiologista do HRCC, Gustavo Duarte, enfatizou que a unidade é pioneira na rede pública de saúde do interior do Estado a realizar este procedimento. Antes, o aparelho deste modelo só era implantado no Hospital Ana Nery, em Salvador.

“Nessa situação é indicada a colocação do dispositivo, que reconhece a arritmia e emite um choque interno. O CDI trata alterações graves do ritmo do coração que podem provocar uma nova parada cardíaca. O dispositivo funciona automaticamente, emitindo impulsos elétricos que de imediato revertem a arritmia”, explicou o cardiologista. O aparelho é implantado através da veia subclávia esquerda, que leva finos fios até o interior do coração.

Gustavo Oliveira já recebeu alta e disse estar ansioso para rever, em especial, os dois filhos. “Esse aparelho vai me ajudar a levar uma vida mais tranquila, sem medo. Eu nasci de novo e quero aproveitar cada minuto”, contou aliviado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...