quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Fabrício Castro é eleito o novo presidente da OAB-BA: 'Advocacia irá crescer muito'

Em Itabuna continua Edmilton Carneiro 

Novamente o advogado Edmilton Carneiro vai comandar a subseção de Itabuna da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Com uma vitória de 498 votos contra 202, do opositor, advogado Andirlei Nascimento, Dr. Edmilton dirigirá a OAB-Itabuna, por mais um triênio.

Fabrício Castro é eleito o novo presidente da OAB-BA


Do - correio24horas.com.br - O advogado Fabrício Castro foi eleito o novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA) nesta quarta-feira (21). Ele e a vice, Ana Patrícia Dantas, ficarão no comando pelos próximos três anos. Apoiado pelo atual presidente da Ordem, Luiz Viana Queiroz, Fabrício concorria pela chapa "Avança OAB", contra Gamil Foppel, da chapa "Renova OAB", com a advogada Larissa Camandaroba como vice. Veja apuração. (Confira propostas de Fabrício abaixo)

Após a confirmação matemática de sua eleição - que não foi confirmada oficialmente pela assessoria de imprensa da OAB-BA - Fabrício Castro afirmou que sua prioridade será garantir melhores condições para a advocacia baiana. “Nós temos muitas dificuldades e vamos propor soluções para esses problemas. A OAB pode, junto com o TJ-BA (Tribunal de Justiça da Bahia) e os poderes públicos fazer esforços para isso, que auxilia também a sociedade baiana”, disse.
O advogado negou que o diálogo com o TJ-BA seja um desafio. “Temos uma capacidade de diálogo grande. Assim como a OAB-BA, o TJ-BA também tem. Enfrentamentos acontecem mas isso não significa ausência de diálogo.Teremos uma postura proativa”, disse.
Fabrício ainda prometeu que a “advocacia irá crescer muito” durante sua gestão, de três anos, e que a Escola Superior de Advocacia Orlando Gomes (ESA/BA) será regionalizada “para que fique mais próxima dos advogados”. “Temos as propostas de mais cursos online, anuidade zero e muitos outros projetos”, finalizou. 

Quero agradecer aos advogados e advogadas da Bahia a confiança que depositaram em mim para ser o presidente da nossa Seccional. Quero agradecer também aos colegas da chapa Avança OAB 86 pelo empenho em nossa campanha. O resultado da eleição demonstra que a advocacia da Bahia quer avançar em todas as conquistas da classe. Reafirmo aqui o meu compromisso de trabalhar incansavelmente pelos colegas da capital e do interior. Não me faltará coragem para enfrentar a crise do Judiciário, defender as nossas prerrogativas e trabalhar pela valorização da classe. A partir de agora precisamos estar unidos, para juntos, enfrentarmos os problemas e propor soluções. A OAB da Bahia sempre vai estar aberta a todos que quiserem trabalhar e contribuir para que a advocacia baiana seja cada vez mais forte. Muito obrigado!
O candidato derrotado, Gamil, agradeceu aos colegas que participaram de sua campanha e desejou sorte à chapa vencedora. "Nunca fui candidato de mim mesmo. Junto com muitas advogadas e advogados, fizemos uma campanha limpa que mostrou uma face da OAB que estava escondida. Tenho certeza que nossa candidatura contribuiu para despertar em todos um sentimento de pertencimento e a necessidade de olhar de forma mais atenta ao dia a dia da Ordem. Desejo uma boa sorte nessa caminhada para o futuro presidente com mais transparência e eficiência na gestão da OAB-BA", escreveu em seu perfil no Facebook.
Votação tranquila
Há 40 anos Luís Otávio é advogado. Tempo o suficiente para perder as contas de quantas vezes foi às urnas votar para a diretoria da OAB-BA. Ele é apenas um entre os mais de 31 mil advogados e advogadas que estavam aptos a votar nesta quarta-feira (21).
Bem mais jovem que Luís Otávio, o também advogado Fernando Santana foi para a sua segunda votação. Aos 27 anos, ele advoga desde que completou 22 e, assim como o seu colega experiente, foi exercer seu direito na Sede da OAB-BA, na piedade.
A sede conta com duas seções eleitorais e segundo a coordenação eleitoral cerca de 1.200 advogados estavam aptos para votar por lá.  A reportagem do CORREIO esteve no local e registrou poucas filas e um movimento tranquilo. A média de espera era de 10 minutos e os advogados demoravam cerca de dois minutos para votar após ingressarem na cabine de votação.
O Clube Espanhol é o maior colégio eleitoral da Bahia, mas nem por isso a praticidade na hora de votar foi reduzida. Neste colégio, a maioria esmagadora do eleitorado é jovem como Diego Rezende, 24, que está advogando há apenas oito meses e participou da eleição pela primeira vez. O advogado contou que não demorou nem 10 segundos para votar e não teve nenhum problema com filas.
Assim como Rezende, Marinho Soares fez sua estreia nas urnas da OAB-BA. Satisfeito pela estreia, o advogado comemorou a celeridade do processo eleitoral e confessou a ansiedade para saber o resultado do pleito.
A OAB-BA tem como presidente o advogado Luiz Viana Queiroz, que nas eleições concorre ao cargo de conselheiro federal na chapa Avança OAB.
 A eleição vai definir os membros do Conselho Seccional da OAB-BA e de sua diretoria, do Conselho Federal, da diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados (Caab) e das diretorias das subseções para o triênio 2019-2021.
Segundo a assessoria da entidade de classe, o voto é obrigatório para todos os advogados, mas só poderam votar os que estavam adimplentes com a anuidade até 30 dias antes da data eleição.
Vedada a votação em trânsito, os profissionais votaram na Seccional ou na Subseção onde estão inscritos apresentando o Cartão ou a Carteira de Identidade Profissional ou um dos seguintes documentos: Registro Geral de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho e Previdência Social ou passaporte. 
A votação teve início às 9h e se encerrou às 17h na capital e nas 35 subseções do interior.

Confira as propostas durante a campanha
Fabrício Castro estudou Direito na Universidade Federal da Bahia (Ufba) e abriu o próprio escritório aos 27 anos. Foi vice-presidente da seccional e, atualmente, é conselheiro federal. Durante a campanha ele propôs:

COMBATER A INEFICIÊNCIA DO PODER JUDICIÁRIO
Atuar de forma firme para que o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) contrate juízes e servidores para melhorar as condições de trabalho e os honorários da advocacia.

PROGRAMA ANUIDADE ZERO
Os advogados e advogadas acumularão pontos nas compras realizadas em estabelecimentos conveniados. Os pontos serão convertidos em descontos na anuidade. Se a pontuação ultrapassar o valor da anuidade, a OAB pagará a diferença.

INTENSIFICAR O COMBATE À VIOLAÇÃO DAS PRERROGATIVAS
Fortalecer e ampliar a Procuradoria e a Comissão de Prerrogativas; criar uma força-tarefa para combater as violações e realizar uma grande campanha sobre a valorização das prerrogativas da advocacia.

LUTAR PARA AUMENTAR OS HONORÁRIOS DA ADVOCACIA
A OAB da Bahia vai avançar na lutar por honorários mais justos para toda a advocacia, criando um núcleo de acompanhamento dos casos de aviltamento de honorários.

VALORIZAÇÃO DA MULHER ADVOGADA
A OAB-BA vai ter 50% do Conselho Seccional formado por mulheres. Será lançado um observatório para acompanhar a implementação total do Plano de Valorização da Mulher Advogada, assim como será criada uma campanha para equiparação salarial entre advogadas e advogados.
A votação
Mais de 31 mil advogadas e advogados estavam aptos para ir às urnas em todo o estado para votar. A seção Bahia é a 6ª maior no país em número de profissionais. Todas as seções de Salvador e a maioria das 40 seções eleitorais do interior utilizaram urnas eletrônicas do TRE. Na capital, os eleitores escolheram os integrantes do Conselho Seccional e de sua Diretoria e da Diretoria da Caab, votando em chapas com números de dois dígitos. No interior, os votantes escolheram também, e em seguida, os integrantes da Diretoria da Subseção, votando em chapas com números de quatro dígitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

IBGE desmente lorota de Marina sobre ‘120 milhões passando fome’ no Brasil

  Marina Fake-News! Marinha Silva contando lorotas no Fórum Econômico Mundial de Davos (Suíça), em janeiro de 2023 - Foto: redes sociais. Do...