terça-feira, 13 de novembro de 2018

DIA MUNDIAL DOS POBRES Papa Francisco presenteia Brasil com estátua “Jesus Sem Teto”

Líder religioso enviou a escultura para comemorar o Dia Mundial dos Pobres; estátua ficará na Catedral Metropolitana, no centro do Rio
Do - Diário do Poder - O Papa Francisco enviou ao Brasil uma escultura intitulada “Jesus Sem Teto” em comemoração ao Dia Mundial dos Pobres. A obra, que apresenta chagas nos pés da imagem, ficará na Catedral Metropolitana, no centro do Rio de Janeiro. O público poderá ver a estátua a partir do dia 18 de novembro, dia que se celebra a data.
A escultura, em tamanho real, representa o “Jesus sem-teto” deitado em um banco de praça com um cobertor fino sobre o corpo, em alusão às mais de 4,6 mil pessoas em situação de rua da capital fluminense.
A obra é do artista canadense Timothy Schmalz e foi um presente do papa à Arquidiocese do Rio de Janeiro. A vinda da imagem foi intermediada pela Embaixada do Brasil junto à Santa Sé e a Ordem do Santo Sepulcro.
O presente chega ao país após a tensão gerada pelo desfecho da eleição presidencial deste ano – quando o futuro governo afirma querer acabar com ativismos de movimentos dos sem-terra e quilombolas.

Para o pároco da Catedral, Padre Cláudio Santos, a imagem carrega forte simbolismo porque a obra exemplifica a necessidade de uma sociedade que compartilhe mais gestos de solidariedade.
“Sem dúvida, a escultura nos faz olhar quem vive nas ruas de nossa cidade como irmãos e irmãs, como pede o Papa Francisco que nós vejamos Cristo na figura do pobre que vive nas ruas, que tanto sofre no mundo. Devemos perceber que nossa felicidade só será plena se o outro também for feliz. A imagem de Jesus sem-teto revela aquele que se fez pobre, sofreu e deu sua vida para salvação de todos”, explicou o padre.
Outros exemplares estão espalhados em diversos locais do mundo, incluindo a Itália. Na Semana Santa de 2016, uma estátua como a enviada ao Brasil foi colocada no pátio de Santo Egídio, no Vaticano, à entrada dos escritórios das instituições apostólicas de caridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...