segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Centro POP reforça ações em favor dos moradores de rua


  
Para garantir assistência e dignidade às pessoas que peregrinam nas ruas de Itabuna, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua - Centro POP, tem intensificado as ações, diariamente, para oferecer desde alimentação, higiene pessoal, retirada de documentos, até encaminhamento aos serviços de saúde. A unidade atende cerca de 110 pessoas diariamente, fornecendo ainda café da manhã e lanche aos que se dirigem ao local.

O programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), recebe  atenção especial do prefeito Fernando Gomes, que tem se mostrado preocupado com a situação destas pessoas, muitas das quais não tem nenhuma referencia familiar. Outras, que possuem algum vínculo com a família e estão afastadas desse convívio por residirem em outros municípios, são encaminhadas para as cidades de origem depois de receberem assistência.

“Ninguém gosta de viver uma situação degradante, mas muitas dessas pessoas foram abandonadas pela própria família, ou por algum motivo maior se afastaram, mas desejam retornar ao convívio, só que nem sempre conseguem por si só. Então, é preciso receber apoio necessário como o que a nossa Secretaria de Assistência Social oferece”, destacou o prefeito.
A secretária de Assistência Social, Sandra Neilma, informou que o Centro POP além de disponibilizar banheiro para banho, oferece produtos de higiene pessoal a exemplo de sabonete, toalha e ainda roupas, lençóis e agasalhos limpos. Segundo a secretária, os assistidos também contam com o apoio da Escola Profissionalizante que disponibilizam alunos do curso de cabeleireiros, para cortes de cabelo.

“Temos uma equipe altamente preparada e comprometida com a causa social que não mede esforços para devolver não só um pouco de dignidade, mas também a inclusão delas em importantes programas sociais do Governo Federal executados pelo município”, comentou a secretária. Ela disse que o primeiro passo é o encaminhamento ao CadÚnico, cadastro que permite o acesso a benefícios como o BPC e o  Bolsa Família.

O Centro POP funciona na Rua F, n° 16 Bairro Jardim Grapiúna (Próximo ao Tiro de Guerra) e conta com coordenadores, psicólogos e assistentes sociais. “É uma equipe treinada que, após identificar as fragilidades dos assistidos, realiza um trabalho de ação humanitária, integrado com os outros componentes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”.  Para concluir, Sandra Neilma disse que as pessoas podem ajudar o Centro POP a atender um maior numero de pessoas, seja com doação de roupas e produtos de higiene. O telefone para contato é: (73) 3617-7107.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...