quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Faculdade de Ilhéus promove Mutirão de Saúde




Faculdade de Ilhéus promove Mutirão de Saúde e Cidadania no dia 26 de outubro

Numa parceria com a Record/TV Cabrália e outras instituições, a Faculdade de Ilhéus promove em sua sede, no próximo dia 26 de outubro, o III Mutirão de Saúde e Cidadania, voltado à prestação de serviços gratuitos à comunidade e à divulgação do conhecimento científico-tecnológico. O evento acontece integrado à XIII Feira de Negócios e Oportunidades – FENOPO, cuja finalidade é estimular o empreendedorismo nos acadêmicos e na população, de modo geral.

O III Mutirão de Saúde e Cidadania é um projeto que possibilita o desenvolvimento de inúmeras ações de ensino, pesquisa e extensão de todos os cursos de graduação da Faculdade, em benefício da comunidade. Os serviços serão prestados das 8h às 15 horas, e incluem diversos atendimentos na área de saúde: exames preventivos (Papanicolau), realização de glicemia capilar /tipagem sanguínea; aferição de pressão arterial, aplicação de vacinas, orientações sobre imunização, diabetes e hipertensão, gravidez na adolescência e planejamento familiar, também serão feitos testes rápidos de HIV.  

Atendimento Médico – Em parceria com a Secretaria de Saúde do Município, serão realizadas 20 consultas com ortopedista pela manhã e 20 consultas com cardiologista à tarde. Serão oferecidas ainda, 40 consultas com ginecologista e 40 consultas com clínico geral, entre os turnos da manhã e da tarde.  
  
O mutirão disponibilizará também atendimentos em Odontologia, a exemplo de orientação sobre higiene bucal, limpeza e aplicação tópica de flúor, restaurações dentárias, extrações, exames e palestras sobre câncer bucal. Todos os gabinetes da Clínica-Escola de Odontologia vão funcionar durante o evento. Também haverá exames oftalmológicos, em parceria com as Óticas Cardoso.

Na área de Nutrição, serão feitos avaliação nutricional, diagnóstico do estado nutricional e orientações alimentares para crianças, adolescentes, adultos e idosos, bem como orientações para diversos agravos na saúde: hipertensão, diabetes, obesidade e colesterol alto. O curso de Psicologia promoverá duas sessões de Mindfulness, técnica de meditação para redução do estresse e promoção da qualidade de vida, uma às 10 horas e outra às 15 horas; orientação a pais diante das dificuldades diárias enfrentadas com seus filhos (limites, estudos etc.), além de triagem psicológica (coleta de informações para posterior encaminhamento) e plantão de atendimento psicológico breve e emergencial.


BELEZA – A Faculdade de Ilhéus mantém a parceria com o Instituto Mix de Profissões que prestará serviços de cabeleireiro, manicure, maquiagem e massagem. Durante o Mutirão, agentes do SAC – Serviços de Atendimento ao Cidadão – vão prestar orientações sobre seguro-desemprego, CNH - carteira de motorista, passaporte e alistamento militar, farão agendamento para carteira de trabalho e carteira de identidade e encaminhamento de solicitação de vaga de emprego (mão-de-obra) pelo SineBahia. 
     
Os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito promoverão ações e orientações para abertura de novos negócios; formalização como Microempreendedor Individual - parceria com a Sala do Empreendedor e Secretaria de Indústria e Comércio; análise e construção de currículo; atendimento jurídico nas áreas cível, consumidor e família. Em parceria com o Município de Ilhéus, será permitido aos cidadãos, o cadastro e inscrição junto ao MEI, na sede da Faculdade.

FEIRA – Além desses serviços, a FENOPO, que será realizada de 24 a 27 de outubro, abre os estandes à visitação pública, com exposição de projetos de empreendedorismo, brinquedoteca e atrações culturais, a partir das 17h30min desta quarta-feira, com finalização prevista para 22 horas. No dia 25, funcionará nesse mesmo horário, e no último dia da mostra dos expositores, 26, as atividades iniciam às 8h da manhã e serão encerradas às 22 horas.  

A palestra de abertura da Fenopo “Da startup à liderança do mercado: Sonhos e desafios”, terá início às 18h50min, do dia 24, com o administrador de empresas Lauro Freire, sócio-diretor da Praxio Tecnologia. A programação acadêmica inclui mais três palestras, painel, oficinas, minicursos, e no dia 25, das 19 às 21 horas, uma Exposição de Robótica, promovida pelo SESI - Serviço Social da Indústria; no dia 26, logo após o Mutirão, das 16 às 17 horas, Exposição e Desfile de Moda Pet realizados pelo Movimento Pontal Criativo e Oficina de Turbantes.  As modelos com os turbantes desfilarão com os pets.

A XIII Fenopo, coordenada pelos professores Renato Sofia e Flávio Melo, conta com patrocínio da Caixa Econômica Federal, Santander, Prefeitura de Ilhéus, Senac, Dom Palito Gelateria, A Parceria, Batuba Beach e Grupo Guardian de Segurança, e apoio da Record TV Cabrália, Terceira Via Formaturas e Eventos, Uniodonto, RCM Propaganda, Ótica Cardoso, Unimed Ilhéus, Gráfica e Editora Mesquita, Clínica AMO, Sebrae e Senar. Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...