terça-feira, 31 de julho de 2018

Itabuna confirma vacinação contra raiva canina no próximo sábado




O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria de Saúde de Itabuna confirmou para o próximo sábado, dia 4, a campanha de vacinação contra a raiva canina na zona urbana do município. O trabalho terá inicio às 8 da manhã e vai até às 17 horas nas Unidades de Saúde espalhadas nos vários bairros da cidade. Pelo menos 400 pessoas entre veterinários, técnicos, aplicadores e voluntários como estudantes dos cursos de enfermagem e de veterinária das universidades e faculdades do município participam da campanha.

O veterinário Samir Hage, do CCZ, informa que a vacinação deverá ser aplicada em cães e gatos com idade a partir de três meses de vida e reforça para a importância da imunização antirrábica. Ele lembra que a raiva não tem cura e que a vacina ainda é a melhor maneira de evitar a doença. Diz ainda que mesmo os animais vacinados no ano passado devem ser imunizados este ano. 


“A vacina é gratuita e estará disponível nas Unidades de Saúde, especialmente no Dia D de imunização nacional”, destaca o veterinário que espera a conscientização dos donos para que seus bichinhos de estimação tenham a saúde garantida por meio da vacina. A expectativa é de que o município atinja a meta de 35 mil animais domésticos vacinados.

Ele lamenta que a imunização na zona rural iniciada antecipadamente, atingiu apenas 1.709 cães e gatos. Uma equipe do CCZ percorreu áreas como Roça do Povo, Mutuns, Itamaracá, Aterro Sanitário, Fazenda Progresso, entre outras. Os animais que não receberam a dose ainda podem ser imunizados no próximo sábado, bastando que o proprietário o leve a uma das unidades de saúde na zona urbana.

Samir Hage alerta para os riscos e consequências que a raiva canina traz para a população tanto animal quanto humana, lembrando que a doença não tem cura e pode matar, inclusive o homem, já que a raiva é transmitida por meio de saliva, contato sanguíneo ou mordida. Ele cita alguns dos sintomas da raiva como perda de apetite, alterações de comportamento, agitação e agressividade, que podem ser observados pelos criadores de cães e gatos. (Ascom)
Foto: Waldyr Gomes


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...