terça-feira, 22 de maio de 2018

Estudantes de Itabuna criam aplicativo e conquistam a etapa regional do Technovation Challenge Brazil

A equipe Educa Girls, formada pelas alunas Anna Karoline Alcântara, 14, Anabelly Mota, 17, e Julia Catenacci,15, do Colégio Estadual Félix Mendonça, no município de Itabuna (a 455 km de Salvador), no Sul da Bahia, ganhou a etapa regional do Technovation Challenge Brazil, competição de desenvolvimento de aplicativos para meninas de dez a 18 anos dos Ensinos Fundamental, Médio e Técnico. As estudantes foram classificadas por conta do aplicativo  ASF (Acompanhe seu filho), passando para a final do evento, que será realizada em julho, em São Paulo.

A estudante Anna Karoline fala sobre a experiência de ter desenvolvido um aplicativo e ter sido finalista do Technovation. “Está sendo muito interessante participar do evento, aprender como funciona alguns apps que usamos no dia a dia, como o Facebook. Ganhamos um olhar mais amplo, mais tecnológico sobre o desenvolvimento dos aplicativos. Irmos para a final do evento é uma conquista importante e inesperada, nunca imaginamos. Estamos muito felizes”.


A participação das alunas no Technovation Challenge Brazil é consequência do Hackathon - Criação de APP, ação realizada por meio do e-Nova Educação, projeto criado pela Secretaria da Educação em parceria com o Google, com o objetivo de levar tecnologias digitais para a sala de aula, integrando acesso à internet de alta velocidade com os dispositivos móveis, dentro da proposta de propiciar a contextualização da Educação no século XXI. No dia 15/6, o App ASF será exibido no Félix Mendonça, uma das escolas pilotos do e-Nova.

O ASF é um aplicativo voltado para as Secretarias de Educação, que poderá ser acessado mediante liberação da unidade escolar e pelo número de matrícula do estudante. “Esse aplicativo visa dar mais visibilidade as ações escolares, fazendo com que os pais possam acompanhar o rendimento, frequência, avisos, reforçando assim a parceria entre família e escola. Salientamos que o App não tira o compromisso dos pais em estarem presentes nas reuniões e chamadas escolares. Ele apenas é um elo para fortalecer o foco educacional que é transformar realidades”, explica a coordenadora do Núcleo de Tecnologias e Plataformas Multimídias da Secretaria da Educação do Estado, Carla Almeida.

Technovation Challenge Brazil – O programa desafia as participantes a criarem, desenvolverem e lançarem um aplicativo móvel que resolva problemas em suas comunidades. Elas têm 12 semanas para desenvolver um protótipo do aplicativo, passando por todo o processo, desde a identificação do problema e a geração de ideias para solucioná-lo, até a elaboração do plano de negócios e desenvolvimento para lançamento do produto digital no mercado e a apresentação para investidores. “Essa competição está dentro da linha do empreendedorismo tecnológico proposto pelo e-Nova”, ressalta a coordenadora Carla Almeida.


Sobre o e-Nova Educação - O e-Nova Educação contempla, em sua fase piloto, escolas de 11 municípios baianos – Salvador, Feira de Santana, Mata de São João, Camaçari, Lauro de Freitas, Jequié, Vitória da Conquista, Ilhéus, Itabuna, Senhor do Bonfim e Luís Eduardo Magalhães –, englobando 20 escolas das mais variadas modalidades de oferta, desde Centros Noturnos de Educação até escolas regulares, passando, também, por Centros de Educação Profissional, dentre outros. A meta é chegar a 500 unidades escolares ainda este ano, já tendo sido adquiridos 14 mil chromebooks para a distribuição entre essas escolas. - ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...