terça-feira, 27 de março de 2018

Prefeitura assegura que obras do Projeto Orla Sul estão em ritmo de normalidade em Ilhéus

 Através de uma nota pública emitida no início da noite de ontem (26), a Prefeitura de Ilhéus assegura que a execução das obras do Projeto Orla Sul ocorre dentro de um ritmo de normalidade no cronograma previsto para se encerrar em junho deste ano. A nota desmente boatos de paralisação. “A mentira plantada não atinge o real interesse da coletividade, que vibra pela conclusão do projeto e por mais um avanço na proposta de melhoria da mobilidade urbana da cidade, determinação deste governo e vontade da grande maioria do povo de Ilhéus”, afirma o documento.
A nota lembra que a obra ficou interrompida por quase dez anos durante gestões passadas. E assegura que, por este motivo, os recursos disponibilizados pelo governo federal para a execução do projeto sofreram uma grande desvalorização e passaram a ser insuficientes para a conclusão do projeto original.

Iniciativa - “Após eleito em 2016 e mesmo antes de assumir a gestão municipal, o prefeito Mário Alexandre, em novembro do mesmo ano, procurou o Ministério do Turismo e se comprometeu a readequar o projeto, dando funcionalidade aos recursos empregados e livrando o município de sérios prejuízos financeiros, além de óbices para prospecção de novos recursos federais. Não fosse esta providência, Ilhéus teria que devolver recursos já empregados e ainda os que restavam na conta, ambos corrigidos. Inclusive, o município já havia sido notificado sobre isso”, afirma.
Além de não precisar devolver o que já tinha sido aplicado, a atual gestão também assegurou uma contrapartida de 600 mil reais para complementar o valor necessário para o projeto readequado. Assinada pela secretaria municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (Seintra), diz estar sendo surpreendido com a ação de “poucos que agora tentam desqualificar as obras, apontando “defeitos” na sua execução, se calaram diante do abandono das mesmas durante quase uma década. Neste caso, o silêncio confessa a omissão”, afirma.
Desmentidos - A nota também desmente ítem por ítem boatos propagados pelas redes sociais sobre a qualidade do projeto. Quanto ao assentamento de paralelos que vem sendo executado, informa que a obra contou com a regularização do terreno com motoniveladora. O assentamento de blocos de concreto intertravados são sob colchão de areia e os blocos possuem resistência mecânica de 30 mpa (megapascais), unidade que mede resistência mecânica e quanto de força suporta. “Essa capacidade foi comprovada através de ensaios laboratoriais e atestados na prática com a passagem de caminhões betoneiros que fizeram a concretagem dos passeios e dos caminhões de lixo que fazem a coleta regular no bairro”, assegura.
A nota também destaca que é falsa a informação de que foi iniciada a execução da obra sem dreno de águas pluviais. Existe o projeto de drenagem que começou a ser executado em 2007 na sua grande parte formado por galerias de concreto armado. Afirma ainda que é óbvio que, ao longo desta paralisação, sem a devida manutenção das mesmas, boa parte encontra-se obstruída. O município fará a desobstrução, recuperando a rede, que funcionará plenamente à época da inauguração da obra. A complementação do projeto de drenagem está sendo normalmente executada.
Prática de lazer - Sobre a existência de apenas uma faixa para veículos, trata-se de uma via de acesso local para os moradores do bairro. “Portanto, não foi concebida para ser alternativa para desafogar tráfego intenso daquela rodovia estadual, trazendo-o para junto das residências ali existentes, aumentando os impactos e riscos aos transeuntes”. O espaço – informa - ainda será contemplado com ciclovia e passeios para caminhadas. Prevê-se seu fechamento aos domingos destinando-o totalmente à prática de lazer. As dimensões adotadas no projeto, atendem as normas de acessibilidade e mobilidade urbana e foram aprovadas pelo setor de engenharia da Caixa Econômica Federal, que representa o Ministério do Turismo no projeto, e inspeciona as obras.
Após esta etapa da obra, a Prefeitura de Ilhéus apresentará ao mesmo Ministério do Turismo o projeto e o pleito para novos recursos, a fim de prosseguir para a segunda etapa do Orla Sul, urbanizando até o Cururupe. “Isto será possível graças credibilidade conquistada pelo resgate do que já era considerado perdido. E continuará trabalhando firmemente para dar ao povo desta cidade o que de melhor lhe possa oferecer. Esta é a missão que nos alimenta. É a força que nos nutre”, finaliza. (Secom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...