sábado, 13 de janeiro de 2018

Na Choco Summer e Expoilhéus, prefeito destaca potencial turístico da cidade




A engenheira Fátima Armesto, de São Lourenço do Sul (RS), foi uma das primeiras visitantes a chegar, no final da tarde, dia 12 de janeiro, à Choco Summer, exposição de chocolate de origem, no centro de Ilhéus. Atraída pelas belezas e os encantos da terra de “Gabriela”, ela conheceu de perto, junto a família, os quase 100 quilômetros de litoral, o mais extenso da Bahia, o Centro Histórico, os prédios públicos, além da vasta gastronomia típica local. Os mesmos interesses sobre a história da cidade promoveram o encontro entre a engenheira do Rio Grande do Sul e Saulo Miranda, do município de João Dourado (BA), próximo a Irecê. Em Ilhéus, a passeio, Saulo também escolheu o destino para iniciar seu tour de férias.

Secretário de Obras em João Dourado, Saulo e sua família viajaram cerca de 655 quilômetros para conhecer os pontos famosos de Ilhéus, suas praias e lazer incomparável. E garante: valeu a pena o esforço. Anne-Marie Beaumont, de Toulouse, na França, outra visitante de ontem, disse que estar na cidade é um grande presente que procura curtir minuto a minuto e a definiu como “inspiradora, bucólica e apaixonante. Tenho viajado todos os anos e ao chegar aqui, vi que a cidade vai muito além das suas praias e das histórias de Jorge Amado, ela é acolhedora e adoravelmente linda”.


“Vim conferir a feira de marcas Choco Summer e a 25ª edição da Expoilhéus, um dos principais eventos da programação anual de verão do município. São 80 expositores, entre locais e de várias partes do Brasil, que apresentam as tendências e novidades nas diversas. Além de representar geração de renda, serve como oportunidade para a população vencer a crise econômica que assola o país. Conversei com o segurança, o pipoqueiro, a baiana do acarajé, o taxista e me disseram que estão felizes, garantindo seu dinheiro, pagando suas contas, reconhecendo que a cidade vive um momento diferente”, comemora o prefeito Mario Alexandre, que visitou os eventos de verão realizados na Avenida Soares Lopes, cartão postal da cidade.

Valorização – Para o prefeito de Ilhéus, a cidade é reconhecidamente a terra do chocolate de origem, do turismo rural e da Agricultura Familiar. Argumenta que é preciso cada vez mais valorizar este legado e história com orgulho e pertencimento, com vistas nas potencialidades, vencendo os desafios. “Pela segunda vez, Ilhéus tem no seu calendário de eventos uma feira onde os produtores incentivam a produção e consumo de chocolates feito com amêndoas de cacau selecionadas, oriundas daqui do Sul da Bahia. Os grupos se uniram com o propósito de mostrar o sabor do melhor chocolate de origem da região, por isso, estão parabéns”, conclui o prefeito.

O vice-prefeito e secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, José Nazal, aponta que por anos, Ilhéus e região sobreviveu do cacau. A cidade viveu seu auge durante os anos 1920 e 1930, quando os coronéis do cacau enriqueceram com a exportação da principal matéria-prima do chocolate. Na sua opinião, hoje, a região volta a respirar o cheiro do chocolate. “Jamais teremos a pujança que um dia tivemos, mas já enxergamos sinais de um novo momento na economia por meio da agregação de valor do chocolate. Hoje há muitos empreendedores que jamais imaginariam fazer o que estão fazendo, com muito mais prazer e a oportunidade de levar ao homem do campo inclusive, parte dessa riqueza”, frisou Nazal.


Chocolate de Origem – Para o publicitário Marco Lessa, idealizador e realizador do Choco Summer, o espaço surge da necessidade de reunir no verão, marcas e produtores de chocolate para mostrar ao Brasil e mundo, o que a região tem de melhor que, segundo ele, fruto do esforço individual e coletivo semeado no Festival Internacional do Chocolate e Cacau que, este ano, vai para a décima edição. “O evento tem o apoio do Governo do Estado, da Prefeitura de Ilhéus e demais parceiros e se apresenta com este espírito: um lugar que reúne marcas e derivados do cacau, economia criativa, artesanato, mas também um espaço que possui alma, entretenimento, gastronomia, música, alegria, além da oportunidade de consumir chocolates produzidos aqui na região”, destaca.  

Feira de verão – “Um sonho que começou há exatamente 25 anos”, conta a empresária e idealizadora da Expoilhéus, Carla Ourives. Junto com a irmã, Celeney Ourives, ela pensou num espaço que servisse de incremento da geração de renda, atividade turística, mas, também uma programação artística cultural. “Em todos estes anos, pudemos vislumbrar o processo de ampliação das opções de lazer e entretenimento na cidade. Ilhéus é linda, gente bonita e atrai todos os anos pessoas de todas as partes do país e do mundo. Apesar de contar com a participação de comerciantes de vários pontos da Bahia e do Brasil, mais de 50% dos expositores desta edição são do próprio município”, comenta Carla Ourives.

Até o dia 21 de janeiro, ilheenses e turistas vão poder curtir a Feira de Verão Expoilhéus e a Choco Summer na Avenida Soares Lopes, no Centro da cidade. De acordo com os organizadores, cerca de 130 mil pessoas devem visitar os mais de 120 estandes instalados nos dois eventos.



Secretaria de Comunicação Social – Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...