quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Festa da puxada do mastro agita Ilhéus neste final de semana


O bairro de Olivença, que dista cerca de 20 quilômetros do centro urbano de Ilhéus, terá um final de semana movimentado com a Puxada do Mastro de São Sebastião. O evento com mistura de elementos da espiritualidade medieval e religiosidade cabocla começa nesta sexta-feira (12), a partir das 15 horas, com desfile cultural e às 17 horas está programada a solenidade de hasteamento de bandeiras e acendimento da pira olímpica na Praça Cláudio de Magalhães. No mesmo espaço acontecem apresentações culturais com grupos de capoeira, artistas da localidade e “Os Mascarados”. À noite show musical com a participação de Jane Poeta e Nozinho.

De acordo com a programação divulgada pela Prefeitura e Associação dos Machadeiros de Olivença, no sábado (13), a partir das 18h30min, será realizada a procissão de São Sebastião. Já às 19 horas, está programada missa solene na paróquia de Nossa Senhora da Escada. Já às 21 horas, acontecem nas ruas apresentações do “Boi Estrela” e “As Camponesas”. E à noite o agito fica por conta de show musical a cargo das bandas Violino de Luxo e Pago Funk.


Para domingo (14) pela manhã ocorre alvorada às 5 horas e rituais religioso (bênçãos) e indígena (poraci) em frente da paróquia de Nossa Senhora da Escada organizados por puxadores do mastro. Às 7 horas será oferecida feijoada aos machadeiros e saída deles para a mata do Ipanema, em Olivença, para buscar o mastro. 

Ainda no domingo, a partir das 13 horas, os machadeiros participam de feijoada na praia do Sirihyba e, em seguida, eles iniciam a puxada do mastro pelas praias. A partir das 16 horas inicia show musical na Praça Cláudio de Magalhães; e às 17h30min estão programadas a chegada do mastro e a solenidade do arreamento de bandeiras e o apagar do fogo simbólico da pira olímpica, culminando com show musical a cargo das bandas Jah Bless e Batuque Bom. O encerramento da festa acontece à meia-noite.(Secom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...