terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Empresários querem ordenamento do comércio informal

Empresários querem ordenamento do comércio informal no centro de Itabuna

        Atendendo a uma solicitação da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna, da Câmara de Diretores Lojistas e do Sindicato do Comércio, que representam milhares de empresários itabunenses e pediram ações do governo municipal visando o reordenamento do comércio informal na área central da cidade, o secretário de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, Jorge Vasconcelos anunciou a intensificação das ações de fiscalização. O trabalho que terá inicialmente o caráter educativo, será concentrado na avenida Cinquentenário, no calçadão da Rui Barbosa e na praça Otávio Mangabeira.

         Destacando que a prioridade do prefeito Fernando Gomes é a geração de emprego e renda, através do apoio ao empreendedorismo e de parcerias com a iniciativa privada, Jorge Vasconcelos salientou que a intensificação da fiscalização do comércio informal vai exigir a mobilização de fiscais da Sema, de prepostos da Guarda Civil Municipal – GCM – e da Polícia Militar. A participação da PM tem como base o apoio operacional e depende de um parecer da procuradoria do município e do próprio Ministério Público.


        No encontro que teve as participações do presidente da ACEI, Sérgio Velanes; do representante da CDL, Carlos Leahy – que está assumindo a presidência da entidade – e do Sindicom, Eduardo Carqueja Júnior, que elogiou inclusive a ação do governo municipal o qual no ano passado retirou vendedores ambulantes que atuavam na Cinquentenário, “um trabalho  que precisa ter continuidade”. Também participaram diretores das áreas de Comércio e Indústria, Tarciso Soares; de Agricultura, Erlon Botelho e do Departamento de Licenciamento e Fiscalização Ambiental (Delfa), Tayla Marrocos.

        Jorge Vasconcelos também informou sobre as estratégias do governo para beneficiar a todos os segmentos ligados ao comércio local, citando como exemplo o projeto da Passarela da Ilha do Jegue, que teve o objetivo de facilitar o acesso de moradores dos bairros Conceição, São Pedro, Góes Calmon e áreas adjacentes para o comércio da Cinquentenário, Paulino Vieira e Rui Barbosa. Ele lembra que o Shopping Jequitibá implantado há mais de uma década e meia também teve incentivos do governo municipal coincidentemente numa administração de Fernando Gomes, que ofereceu incentivos fiscais por dez anos e pavimentação asfáltica dos acessos. 

       O presidente da ACEI, Sérgio Velames agradeceu a atenção do secretário Jorge Vasconcelos que veio com sua equipe participar da reunião agendada com os empresários no salão de reuniões da Associação Comercial, lembrando que o ano está começando e a prefeitura está atendendo a uma reivindicação de interesse do comércio e da comunidade. Na agenda da Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente está o reordenamento do comércio ambulante, incentivo ao comércio de alimentos e manuseio de produtos, bem como a circulação de carros de som na área central da cidade. 

Trabalho dos ambulantes durante a Lavagem do Beco do Fuxico

               Para preservar o espaço de trabalho dos vendedores ambulantes que montam barracas na praça Adami e evitar que ocorram incidentes durante a Lavagem do Beco do Fuxico, a Prefeitura Municipal de Itabuna orienta que as estruturas das barracas montadas no local sejam retiradas até às 12 horas do dia 18 janeiro. As barracas poderão ser recolocadas normalmente no dia 19, após a realização do evento que abre oficialmente o Carnaval Antecipado de Itabuna.

              A ação, que segue uma orientação da Polícia Militar, além de prevenir possíveis incidentes, tem o objetivo de evitar que a grande circulação de pessoas no evento limite o espaço de trabalho dos ambulantes. A Lavagem do Beco do Fuxico acontece no dia 18 de janeiro e marca o início das festividades carnavalescas na cidade. Nos dias 19, 20 e 21 de janeiro, o carnaval será realizado nas avenidas Aziz Maron e Mário Padre. 
Fotos: Adeildo Marques 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...