terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Blocos tradicionais garantem alegria e muita irreverência no Carnaval Antecipado de Itabuna





Tudo se inicia com a Lavagem do Beco do Fuxico, uma tradição dos itabunenses 
Dez... Casados
 

Está confirmada para a abertura oficial do Carnaval Antecipado de Itabuna, na próxima quinta-feira (18), no Beco do Fuxico, a presença de alguns dos mais tradicionais e irreverentes blocos carnavalescos de Itabuna. Entre eles, o  Casados I...Responsáveis, Maria Rosa e Dez...Casados.  Pelo menos 200 integrantes do Casados e mais 150 do Dez...Casados já garantiram presença e garantem que alegria, animação e as boas e velhas marchinhas  não vão  faltar.
Maria Rosa 
A presidente do Casados, Laurita Souza, informa que além da presença na abertura oficial, o bloco também vai ajudar a animar a festa no domingo, dia 21, a partir das 15 horas nas avenidas Aziz Maron e Mário Padre. O Casados I...Responsáveis que completa 49 anos de fundado no próximo mês, teve seu estatuto alterado, o que permitiu a participação das mulheres como integrantes e não apenas como acompanhantes dos maridos como antigamente.
Casados I... Responsaveis

Para comemorar essa abertura, Laurita diz que o bloco tem até uma marchinha criada especialmente para apagar a imagem de um clube só para homens.  A inconfundível bateria já está afinada para tocar: “O Casados I...Responsáveis/não é mais o clube do bolinha/pois aonde o bola vai/leva sua Luluzinha/ olha ai....” 
    
    Outro bloco pra lá de irreverente e não menos tradicional, o Dez...Casados, garante que irá levar para a festa seus 150 integrantes. O bloco que manterá as cores da bandeira de Itabuna (amarelo e preto) em sua vestimenta, desfila na abertura da Lavagem do Beco, na quinta-feira e volta no domingo, a partir das 17 horas, comandado pela banda Eletrovip e um mini trio. 

     
    O Carnaval Antecipado terá ainda a participação de baianas com sua água de cheiro e outros blocos igualmente irreverentes e animados que sairão na sequência,  conforme grade divulgada pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania, (FICC). São eles: Pai Gildo, com suas baianas, Pai Ailton e batucada, Charanga Elétrica Encarntarte, Confraria da Orla do Berilo, O Rei do Hungria  e Hora Extra.  Leia mais: Carnaval Antecipado: Vigilância Sanitária 

 Carnaval Antecipado: Vigilância Sanitária 

         A Divisão de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde promove nesta quarta-feira, (17), uma reunião com os 177 vendedores ambulantes cadastrados que vão atuarno circuito do Carnaval Antecipado 2018, em Itabuna no período de 18 a 21 de janeiro. O encontro será a partir das 8 da manhã, no auditório do Sest/Senat e tem o objetivo de orientar os profissionais sobre manipulação e conservação dos alimentos que serão comercializados durante a festa momesca.

O diretor da divisão, Manoel Matos, adiantou que comidas e bebidas serão fiscalizadas rigorosamente para evitar que, no caso dos alimentos,  sejam armazenados de forma incorreta, estragados ou com prazo de validado vencido, a exemplo de ervilhas, milho verde e azeitona.

As bebidas tipo coquetéis, água mineral e o gelo, principalmente, também estão na mira dos fiscais, segundo Manoel Matos. No caso do gelo, ele explicou que existe o próprio para coquetéis e sucos, vendido em lojas de conveniências e mercados e gelo em escama apropriado apenas para resfriamento e conservação de alimentos e de garrafas de água e latas de cervejas ou refrigerantes.

Manoel Matos diz que espera  reunir no encontro, todos os vendedores que vão comercializar alimentos e bebidas no carnaval para receberem orientação devida sobre a forma de acondicionamento dos produtos comestíveis e de bebidas, o manuseio, e medidas de higiene na manipulação dos alimentos, para evitar que o  folião consuma produtos estragados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...