quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Secretaria de Saúde de Itacaré cadastra pacientes para o Mutirão de Cirurgias

O município de Itacaré estará participando do Mutirão de Cirurgias, um programa do Governo do Estado, viabilizado através a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), que acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de dezembro, às vésperas da inauguração do Hospital Costa do Cacau. O objetivo do mutirão é atender a todos que necessitam realizar cirurgias de hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica) histerectomia e colecistectomia. As pré-consultas serão realizadas no período de 12 a 14, nas unidades móveis, que ficarão estacionadas na praça da avenida Soares Lopes, ao lado da Catedral de São Sebastião, em Ilhéus.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Ricardo Lins, os pacientes de Itacaré, entre 14 a 65 anos, que necessitarem fazer algumas dessas cirurgias devem procurar antecipadamente a Secretaria de Saúde, situada na Rua Nova Conquista, centro, para fazer antecipadamente o cadastro. As cirurgias começam a ser feitas a partir do dia 17 de dezembro, no Hospital da Costa do Cacau, que será inaugurado no dia 15 de dezembro.
O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, considera o novo Hospital Regional da Costa do Cacau como um importante equipamento que vai contribuir com um melhor atendimento na área de saúde de toda a região. De acordo com orientação dos técnicos, os pacientes que farão cirurgias de vesícula precisam estar em jejum para a realização do exame de ultrassonografia (USG). Para as mulheres que farão o procedimento de histerectomia, será preciso levar o exame preventivo atual, e se ainda menstruam, devem levar também o exame Beta HCG. Além disso, todos devem levar exames laboratoriais e outros que possuam.

As primeiras cirurgias que serão realizadas no Hospital Costa do Cacau, a partir do próximo dia 17, serão histerectomia, que consiste na remoção de parte ou da totalidade do útero; hérnia umbilical, feito através de uma pequena incisão, cujo tecido é retornado para a cavidade abdominal e a abertura é costurada; e vesícula biliar, que remove “pedras” (cálculos) responsáveis por inflamações agudas, fortes dores e até infecções abdominais.
Os interessados devem apresentar original e cópia da carteira de identidade (RG), cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), comprovante de residência e a requisição médica. É imprescindível ainda providenciar e levar exames atualizados de sangue e, no caso das mulheres, o preventivo, e, caso ainda menstruem, o Beta HCG. Os demais exames, como elecardiograma (ECG), Raio-X (RX) e ultrassonografia (USG), podem ser realizados gratuitamente na própria unidade móvel (caminhão) do mutirão de cirurgias.

O Hospital Costa do Cacau será inaugurado no próximo dia 15. Com mais de 230 leitos, a unidade atenderá as demandas da região cacaueira em urgência e emergência. Além disso serão realizadas cirurgias eletivas de alta complexidade, incluindo as cirurgias cardíaca, neurológica e ortopédica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...