terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Departamento da Juventude da SAS prepara ações para inserir jovens no mercado de trabalho em 2018


               A prefeitura municipal de Itabuna realizou ao longo do ano de 2017 uma série de atividades voltadas à inserção dos jovens no mercado de trabalho. Marca registrada da atuação do prefeito Fernando Gomes, a geração de empregos na cidade será impulsionada ainda mais em 2018 a partir da chegada de empreendimentos, a exemplo da Faculdade Santo Agostinho, com obras em fase de conclusão e do Teatro Municipal que fomentará a cultura regional. Para efetivar políticas sociais voltadas ao público jovem, a Secretaria de Assistência Social (SAS) fortaleceu a Divisão da Juventude e prepara um pacote de ações para o próximo ano.
              Ao avaliar que o primeiro ano de gestão do prefeito Fernando Gomes foi marcado por uma grande mudança na autoestima da população, a secretária Sandra Neilma destaca que o trabalho da SAS para a juventude tem procurado, prioritariamente, garantir os direitos da população no sentido de fortalecer as políticas públicas e promover oportunidades. Para a secretária, “2018 reserva a consolidação dos programas sociais direcionados aos jovens e adolescentes”.

           Considerando que é preciso unir os trabalhos de diferentes secretarias para que a juventude de Itabuna possa ter um acompanhamento multidisciplinar que envolva não só o suporte educacional e profissionalizante, mas que abrace ainda as manifestações culturais, Sandra Neilma ressalta a importância do programa ID Jovem, lançado no município no mês de setembro. Segundo Sandra, o ID Jovem é uma ferramenta que amplia o acesso da juventude à cultura, a arte e as atividades esportivas.
           O coordenador da Divisão da Juventude da SAS, Diego Ranieri, comenta que além do ID Jovem, o departamento procurou promover atividades de acesso ao mercado de trabalho. O coordenador explica que, para 2018, o planejamento inclui ações de fomento ao empreendedorismo, algo que foi trabalhado no I Seminário do Jovem Empreendedor em novembro e que será fortalecido no próximo ano.
           Aliado a esse pacote ações, Diego Ranieri informa que a Divisão da Juventude realizará ainda parcerias com a Escola Profissionalizante para criar turmas especialmente voltadas aos jovens assistidos pela SAS e oportunizar, dessa forma, uma nova perspectiva de trabalho. Para Diego, através dessa atuação a SAS pretende contribuir com a qualificação profissional dessa parcela da população que sofre com a dificuldade de conseguir o primeiro emprego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Brasileiros protestam em Londres contra Alexandre de Moraes

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o presidente da República, Lula da Silva. (Foto; Agência Senado). O protesto ocorreu nesta sexta-...