sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Decoração de Natal deixa área central de Itabuna iluminada



            As luzes da decoração de Natal serão ligadas em Itabuna a partir do início da próxima semana e já vêm sendo testadas de forma experimental. As avenidas Cinquentenário e Princesa Isabel, bem como o Jardim do Ó e outras praças, inclusive a da rotatória do São Caetano estão sendo decoradas e iluminadas. A decoração é composta por mais de 200 peças – estrelas, cometas e pombas – de metal, complementadas com mais de três mil metros de mangueira de Led.

            A colocação da decoração e iluminação foi determinada pelo prefeito Fernando Gomes e mantém uma tradição do Natal itabunense através de uma parceria entre as secretarias de Administração e de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente com a iniciativa privada. O projeto da decoração é do concepcionador plástico Renato Afonso Renart, cabendo à prefeitura as ações de implantação da infraestrutura, bem como apoio na instalação das peças e colocação de mangueiras.

            O titular da Sema, Jorge Vasconcelos explica que o projeto foi viabilizado com a integração das ações do governo e da iniciativa privada garantindo a instalação da decoração que anima o comércio durante a noite do período das festividades natalinas. Ele lembra que Itabuna, como polo de comércio e serviços da região atrai milhares de pessoas que vêm às compras na área central da cidade, gerando mais vendas neste período do ano.

            O secretário de Administração, Dinailson Gomes destaca a importância da parceria para a decoração do Natal em Itabuna e que a Divisão de Parques e Jardins e Iluminação Pública cuida de toda infraestrutura, bem como da ligação das peças e das mangueiras de Led em praças e áreas de maior densidade de tráfego. O diretor de Parques e Jardins e Iluminação Pública, José Renato Rocha informa que a instalação já está em fase de testes.
         
   Renart conta que a sua parte no projeto foi a concepção plástica e instalação das peças com motivos alusivos ao Natal através da colocação de figuras estruturadas de ferro com aplicação de mangueiras luminosas. Ele explica que, além da decoração na Cinquentenário e Princesa Isabel, será instalado também um trio de árvores na rotatória de acesso ao São Caetano.Leia também: Secretaria de Educação premia colaboradores +  Guarda Municipal passa a atuar no apoio à fiscalização do trânsito + Matrículas na Rede Pública Municipal de Ensino de Itabuna + Refis terá horário ampliado na próxima semana + I Seminário Jovem Empreendedor Grapíúna  e  Tarde festiva encerra atividades do Programa Acolher 2017.


Secretaria de Educação premia colaboradores que se destacaram em 2017 na área esportiva



Como forma de reconhecimento ao trabalho de educação esportiva desenvolvido nas escolas da rede municipal de ensino de Itabuna, a Secretaria de Educação, por meio da Assessoria de Esporte e Lazer da Educação Básica premiou parceiros e colaboradores que mais se destacaram durante o ano letivo de 2017. O evento aconteceu no final da tarde de quinta-feira (07), no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC).

 “Foi sem dúvida um ano muito gratificante no que se refere aos projetos esportivos nas escolas do município, em especial os Jogos Interescolares que reuniu escolas das zonas urbana e rural de Itabuna”, informou a titular da secretaria, Anorina Smith Lima, que participou da entrega de certificados aos homenageados.

Ela disse ainda que parceiros e colaboradores tiveram um papel importante na rede municipal de ensino, destacando que apesar das dificuldades, nem mesmo a escassez de recursos não impediu que as equipes da educação básica desenvolvessem um trabalho solidário e humanizado, especialmente por parte dos professores de educação física e diretores de escolas municipais.

“Foi com a dedicação e o empenho de cada um nas escolas que fez com que brilhássemos em muitos projetos executados tanto na escola quanto no âmbito da secretaria como um todo”, reforçou a titular da Secretaria Municipal de Educação. Ela concluiu afirmando que o resgate este ano de projetos esportivos que foram esquecidos na gestão anterior atende também uma reivindicação da comunidade estudantil.

Receberam certificados de bom desempenho na área esportiva diretores de escolas, professores de educação física e demais parceiros e colaboradores do Departamento de Educação Básica da Secretaria de Educação que trabalharam de forma integrada contribuindo para o sucesso dos eventos realizados no exercício de 2017.

 GCM passa a atuar no apoio à fiscalização do trânsito

        A partir de agora, 36 homens da Guarda Civil Municipal estão atuando nas ruas de Itabuna no apoio aos agentes de trânsito, de acordo com a legislação vigente. A informação é do titular da Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito, Cláudio Dourado, que realiza na próxima semana uma reunião de avaliação com técnicos da secretaria e da GCM em que serão discutidos os resultados das primeiras ações integradas e realizados ajustes no programa de intensificação da fiscalização.

       Ele explica que os GCM foram treinados através de cursos para a nova missão e também vão aplicar multas aos condutores de veículos em situação irregular. Os guardas que vão atuar no apoio à fiscalização do trânsito em conjunto aos agentes no centro da cidade e também nos bairros da periferia.  


 Matrículas na Rede Pública Municipal de Ensino de Itabuna começam dia 13

 O calendário de matrículas na Rede Pública Municipal de Ensino de Itabuna começa na próxima quarta-feira, 13, e se estenderá até o dia 02 de fevereiro. O anúncio foi feito secretária municipal da Educação, professora Anorina Smith Lima, durante Encontro com Diretores e Coordenadores Pedagógicos, que aconteceu no campus da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC). Visando tornar o processo de matrícula o mais racional e ágil possível, a Secretaria da Educação (SEC) disponibilizará atendimento aos pais e/ou responsáveis em nove Postos Informatizados de Matrículas em bairros e no centro da cidade.

De acordo com a Portaria publicada pela SEC, inicialmente, no período de 13 a 22 de dezembro serão matriculados os alunos da própria Rede Municipal. Já no período de 22 de janeiro a 02 de fevereiro de 2018, serão matriculados os novos estudantes ingressantes nas escolas municipais. No ato da matrícula serão exigidos os seguintes documentos: original da Certidão de Registro Civil ou Cédula de Identidade; original do CPF; número do NIS do aluno; comprovante de residência; e cartão do SUS. Para os alunos ingressantes são exigidos ainda a transferência da escola anterior e uma pasta individual.

Os Postos Informatizados de Matrículas estarão funcionando nas seguintes unidades e bairros: Escola Lourival Oliveira (Ferradas); Escola Frederico Smith (Urbis IV); Escola João Mangabinha (Mangabinha); Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente – CAIC Jorge Amado (Jardim Primavera); Escola Everaldo Cardoso (São Caetano); Escola 28 de Julho (Califórnia); Imeam (Centro; Escola Luiz Viana Filho (Santo Antônio); e no Setor de Organização Escolar (Cento Administrativo Municipal). O atendimento será feito no horário de funcionamento das escolas. Para os alunos do noturno, a SEC disponibilizará algumas unidades com horário especial.

Durante o encontro com os gestores, a secretária Anorina Lima ressaltou a importância de priorizar o atendimento das matrículas, bem como da necessidade de ampliar o número de alunos ingressantes na Rede Pública Municipal de Ensino. A secretária falou ainda sobre o Reordenamento da Rede para 2018, como uma ferramenta necessária para corrigir distorções existentes em várias unidades escolares, inclusive, em relação ao segmento ofertado e público atendido. Na pauta do encontro teve espaço ainda questões relacionadas ao encerramento do Ano Letivo 2017.

 Refis terá horário ampliado na próxima semana
    
       O Programa de Recuperação Fiscal – Refis 2017, que permite aos contribuintes em débito com o IPTU, ISS e taxas diversas com o município cujo vencimento tenha ocorrido até 31 de dezembro do ano passado quitarem suas dívidas com o fisco municipal, entra na reta final. O prazo termina dia 15, na próxima sexta-feira.

       O diretor da Divisão de Tributos, Emerson Carvalho, informa que  o atendimento ao público será ampliado devendo funcionar na próxima semana das 8 às 16 horas, no Centro Administrativo Firmino Alves.

      Ele observa ainda, que a demanda de contribuintes aumentou significativamente nos últimos dias em consequência da Semana de Conciliação promovida pelo Tribunal de Justiça da Bahia e agora com a liberação da primeira parcela do 13º pelas empresas.


 Secretaria de Assistência Social realiza I Seminário Jovem Empreendedor Grapíúna
 

A prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Assistência Social (SAS) realizará na próxima segunda-feira (11), a partir das 13h, no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), o I Seminário Jovem Empreendedor Grapiúna. O evento que é uma organização da Divisão da Juventude da SAS faz parte do conjunto de ações do Programa Acessuas Trabalho, do Governo Federal, que tem por finalidade promover o acesso dos usuários da Assistência Social ao mundo do trabalho.

A secretária Sandra Neilma destaca que o Seminário foi desenvolvimento sob a perspectiva de fortalecer uma série de programas da SAS voltados à juventude de Itabuna. Para Sandra, a ampliação do acesso aos direitos de cidadania cria um cenário favorável aos jovens na hora de buscar a inserção junto ao mercado de trabalho. “São momentos assim que elevam a autoestima do jovem e o motivam a procurar seu primeiro emprego e até mesmo a empreender, criando seu próprio negócio”, ressalta.

Idealizado para que os jovens assistidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município possam ter acesso a informações e auxílios fundamentais na busca por uma vaga no mercado de trabalho, o Seminário contará com palestras do professor e coordenador do curso de graduação em comunicação social com habilitação em jornalismo da Unime Itabuna, e da jornalista, especialista em marketing empresarial, Fernanda Sepúlveda.

O coordenador da Divisão da Juventude da SAS, Diego Raniery, informa que a secretaria estará disponibilizando transporte para os participantes do evento nas três unidades dos CRAS, nos bairros Jardim Grapiúna, Nova Ferradas e Urbis IV. Segundo Diego Raniery, “o Seminário visa unir ainda mais os jovens da cidade de modo a estimular a criatividade e promoção de ideias”. Para ele, “essa ação reforça ainda mais o comprometimento da gestão com a juventude”.

 Tarde festiva encerra atividades do Programa Acolher 2017

Uma programação festiva na tarde de quinta-feira (07) na Usemi, encerrou as atividades deste ano do Programa de Acolhimento às Gestantes de Itabuna (Acolher).  Ao evento reuniu mães de recém-nascidos e gestantes cadastradas nos Centros de Referência de Assistência Social mantidos pela Secretaria de Assistência Social de Itabuna (SAS). 

O Programa Acolher atende cerca de 80 mulheres que são acompanhadas a partir do terceiro mês de gestação até o terceiro mês após o nascimento da criança. A secretária Sandra Neilma lembra que além de kits com enxovais de bebês entregues a partir do sétimo e oitavo mês de gestação, a mulheres recebem toda a atenção das equipes dos CRASs, inclusive com orientação e encaminhamentos para o pré-natal.

“Nosso empenho é permanente no sentido de prestar todo o auxílio e o suporte necessários às futuras mamães para garantir aos bebês o direito ao nascimento com dignidade”, ressalta a secretária. Ela também lembra que a gestão do prefeito Fernando Gomes tem sido pautada pelo respeito e sob a perspectiva de garantir uma melhor qualidade de vida para às famílias que precisam de atenção e assistência integral

Ainda segundo Sandra Neilma, para minimizar os riscos sociais, o município mantém uma série de programas para assegurar o acesso aos direitos de cidadania, para todas as famílias. “Isso significa que temos programas específicos que atendem crianças, adultos, deficientes e idosos nas mais diferentes áreas, desde habitação, e saúde, aos benefícios do Programa Bolsa Família, além dos passes livres municipais, intermunicipais e interestaduais”.
Para concluir, ela afirma que são por meio dessas e de outras ações inclusivas que o governo mostra seu comprometimento com a melhoria da qualidade de vida da população Itabunense.

Fotos: Pedro Augusto, Waldyr Gomes e Adeildo Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Brasileiros protestam em Londres contra Alexandre de Moraes

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o presidente da República, Lula da Silva. (Foto; Agência Senado). O protesto ocorreu nesta sexta-...