terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Combate ao transmissor da dengue, zika e chikungunya é prioridade do governo


      Em que pese a redução da infestação predial do mosquito aedes aegypty de 26% para 15% segundo o último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti -LIRAa- realizado em novembro, o prefeito Fernando Gomes destaca que o combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya é uma prioridade de governo. Para ele, o ideal seria estabelecer uma meta visando zerar a infestação do mosquito, o que exige não apenas a ação do governo como também da população.

      O prefeito considera que está na hora uma grande mobilização e a união de todos os segmentos da comunidade, para que não venha acontecer uma nova epidemia como a do ano passado, que atingiu a 80 mil pessoas e matou 38 pacientes vítimas de dengue, zika e chikungunya, com um custo deveras elevado para a prefeitura.

     Ele lembra que a partir do próximo ano a prefeitura vai multar os proprietários dos imóveis onde forem detectados focos do mosquito aedes aegypty, uma medida aprovada pelo legislativo itabunense e complementada com uma autorização do judiciário para permitir aos agentes de combate a  endemias  o acesso aos domicílios fechados ou abandonados.

     Fernando Gomes lembrou ainda, que adquiriu desde o início do seu governo quatro veículos equipados com motores tipo fumacê, que fazem a pulverização de inseticidas em áreas de maior infestação do mosquito que transmite as arboviroses. O uso dos equipamentos foi inviabilizado em função de uma orientação da fiscalização ambiental, ao considerar que além de eliminar o aedes aegypty, o inseticida também provoca a mortalidade de pássaros e de gafanhotos. VEja também:  Comércio de Itabuna terá esquema especial +  Hospital de Base implanta politica de valorização para o servidor +  Fiscalização educativa hoje na Avenida Ilhéus  + Secretária de Assistência Social participa do 1º Seminário Estadual Mais Infância


 Comércio de Itabuna terá esquema especial de segurança no período natalino
 
O secretário de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, Jorge Vasconcelos, se reuniu na manhã de hoje com representantes da Guarda Civil Municipal e o presidente eleito da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna, Carlos Leahy (2018-2020), para discutir detalhes sobre o funcionamento e segurança do comércio que abrirá e fechará em horário especial neste período natalino.

“Queremos proporcionar o máximo de segurança e tranquilidade aos comerciantes, funcionários e fiscais da Prefeitura que estarão trabalhando neste período tão importante economicamente para o município, como também para os consumidores que buscam ir às compras, se divertir e movimentar a cidade”, comentou o Secretário.

O horário especial de abertura e fechamento do comércio de Itabuna terá início no sábado (09), às 09h às 15 horas. Nos dias 13 (quarta), 14 (quinta) e 15 (sexta-feira) será das 09 às 20 horas. No sábado (16) o horário de funcionamento será das 09 às 15h, e nos dias 18 e 19 (segunda e terça-feira) das 09 às 20 horas. Já entre os dias 20 e 22/12 o comércio funcionará até às 22 horas, e no sábado (23) o comércio ficará aberto até às 17 horas. Por fim, na véspera de Natal, dia 24 de Dezembro, o fechamento do comércio será às 15 horas.

 Hospital de Base implanta politica de valorização para o servidor

Resultado de imagem para hospital de base

 Seguindo a politica de valorização do servidor público municipal implantada pelo  prefeito Fernando Gomes desde o inicio da sua administração, o Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães dá um passo em direção à tecnologia e passará a emitir os  contra-cheques dos funcionários pelo sistema online, inclusive com agenda programada dos vencimentos para o ano inteiro.  A medida já passa a ser adotada a partir deste mês.

Outro importante investimento que beneficiará o funcionalismo do HBLEM, foi a reforma na estrutura física e a modernização do antigo Departamento de Pessoal que passa a ser Departamento de Recursos Humanos, depois de completamente reestruturado e reequipado. O diretor Administrativo e Financeiro do hospital, Jorge Ribeiro, disse que o setor funcionava precariamente e fora dos padrões, principalmente para uma unidade do porte do Hospital de Base. 

“Aquilo era uma vergonha de tão arcaico e terminava por prejudicar tanto o setor administrativo do hospital quanto o trabalho dos servidores de um modo geral”. O diretor disse ainda que os investimentos além de facilitar e agilizar o trabalho, traz mais respeito e dignidade aos servidores do Hospital. O diretor afirma que não acredita em improviso “nem no mais ou menos e sim no planejamento das ações”.

A presidente da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), Márcia Rodrigues,  reforça a politica de valorização  do servidor,  destacando que uma das preocupações é fazer valer e funcionar  bem o Plano de Cargos e Salários que deverá ser implantado a partir do próximo ano.

Para ela, 2017 foi muito produtivo em função da implantação de muitos projetos, inclusive com a reforma e entrega de novas enfermarias e na melhoria e humanização do atendimento à população. Tanto Márcia quanto Jorge afirmam que os “desafios no Hospital de Base são enormes, mas estimulantes para quem gosta de desafios”.

 Fiscalização educativa hoje na Avenida Ilhéus


 Mais um trabalho de fiscalização educativa foi realizado pela Coordenação de Educação, da Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito (Sesttran), com o apoio das Diretorias de Trânsito e de Transportes, além da Guarda Civil Municipal. A ação educativa ocorreu na Avenida Ilhéus, com uma média de 250 abordagens realizadas nesta manhã de terça-feira (05).

educador de trânsito Hermes Silva ressalta que o número de infratores tem diminuído desde o início das ações de fiscalização, mas ainda falta muito para que os motociclistas e condutores de veículos se conscientizem sobre a importância de respeitar a legislação de trânsito, o que evita o risco de acidentes. “Todos que são flagrados em alguma irregularidade são convidados a participar de uma palestra educativa que acontece todas as sextas-feiras na Sesttran”.


 Secretária de Assistência Social participa do 1º Seminário Estadual Mais Infância
Resultado de imagem para sandra neilma, itabuna
Sandra Neilma
A Secretária de Assistência Social de Itabuna, Sandra Neilma, participa nesta terça-feira (05), em Salvador, do 1º Seminário Estadual Mais Infância, promovido pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), grupo presidido primeira dama do estado, Aline Peixoto.

Com uma agenda de debates em torno da promoção de ações que visam reforçar a importância da primeira infância, o seminário terá uma programação com palestrantes de renome, que, ao longo de todo o dia, irão tratar do tema infância em todas as suas vertentes. Sandra Neilma elogiou a iniciativa da primeira dama do estado que vem propondo um amplo movimento pelo voluntariado.

“Encontros como esse são únicos, por que unem pessoas e fazem com que tenhamos a certeza de que podemos minimizar dores e dificuldades atuando em conjunto”, destacou a secretária ao comentar sobre a importância de eventos como o seminário para a integração dos municípios em torno de atividades voltadas ao desenvolvimento social.

Para encerramento do evento, será feita a leitura e assinatura da Carta pela Infância Baiana, um documento que resume as discussões e reflexões tratadas durante o seminário. Sandra Neilma ressalta que sua expectativa é pela integração dos gestores e educadores em torno da difusão das ideias e ações propostas no seminário, de modo a melhorar a infância das crianças baianas.
Fotos: Waldyr Gomes e Pedro Augusto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

IBGE desmente lorota de Marina sobre ‘120 milhões passando fome’ no Brasil

  Marina Fake-News! Marinha Silva contando lorotas no Fórum Econômico Mundial de Davos (Suíça), em janeiro de 2023 - Foto: redes sociais. Do...