quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Guarda Civil Municipal recebe capacitação para dar suporte às operações no trânsito de Itabuna



A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Sesttran) de Itabuna cumpriu mais uma etapa do cronograma de capacitação anual previsto para a Guarda Civil Municipal (GCM), em 2017. A atividade foi ministrada no auditório da Escola Pública Municipal de Trânsito do órgão e abordou as temáticas de “educação para o trânsito e o seu papel junto ao Agente de Segurança”, pela professora Elesandra Bispo. eia também: Taxistas com pendências na Sesttran são convocados


Também foi ministrada palestra sobre “Técnicas de manuseio do Palmer”, equipamento portátil para registro de infrações de trânsito, que funciona como um talão eletrônico para expedição de multas de trânsito. A abordagem ficou sob a responsabilidade da Administradora e Técnica da Empresa de Gerenciamento e Controle de Trânsito – GCT, Brunna Damasceno.

A capacitação contemplou 33 GCMs, os quais prestarão apoio às atividades que os Agentes de Trânsito desenvolvem, sobretudo nos bairros periféricos, ainda carentes de intervenções na fiscalização, educação e ordenamento do trânsito. A medida está respaldada na Lei Federal N° 13.022/2014 (que dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais) que fundamentou a expedição da Portaria Sesttran Nº. 31/2017 e autoriza e credencia os GCMs para excepcionalmente atuarem como Agentes de Trânsito, podendo os mesmos emitir autos de infração e outras providências.

O secretário Cláudio Dourado ressalta que o órgão vem desenvolvendo um conjunto de ações visando à capacitação e valorização do seu efetivo e melhor organizar a parte burocrática dos diversos setores da Sesttran, com o objetivo de proporcionar aos munícipes um trânsito mais organizado e seguro.   “Já estamos em processo final de regularização das pendências detectadas através de auditorias internas”, finaliza. 

Já o Subsecretário de Segurança e Policiamento do órgão, Ten. Cel. PM Washington Idilceu Bastos, informou que a medida visa coibir as irregularidades no trânsito, como o estacionamento em locais inapropriados (veículos parados nos pontos de ônibus ou sob as calçadas) e discipliná-lo, principalmente nas localidades com grande fluxo de veículos, a exemplo dos bairros que possuem feiras livres como o São Caetano. Após o treinamento teórico, os GCMs também passarão por treinamentos práticos.

  Taxistas com pendências na Sesttran são convocados

            A Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito (Sesttran) está convocando, por meio da Diretoria de Transporte, os taxistas que tiveram seus nomes incluídos no Edital de Convocação  42/2017, publicado no Diário Oficial do Município, para que compareçam à sede do órgão no aeroporto Tertuliano Guedes de Pinho, no bairro Lomanto Júnior, até o dia 6 de novembro próximo, quando será encerrado o prazo para a solução das pendências existentes.

      A Diretoria de Transporte destaca ainda, que findo este prazo, os taxistas considerados em situação irregular poderão ser submetidos a um processo de cassação do alvará, que serve como uma espécie de concessão para a prestação de serviços ao público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Coluna PERSONA

Avenida Bionor Reboucas. 720, bairro Antique. Tel 73 3026-0664 Por Gillette Curvelo Psicóloga - CRP 03/9466  BEZERRA DE MENEZES PROMOVEU CHÁ...