quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Secretaria de Saúde inicia campanha Outubro Rosa



A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), deu início às atividades da Campanha Outubro Rosa, que visa conscientizar a população em torno da prevenção, apoio e orientação sobre o câncer de mama. Na manhã desta quarta-feira (04), profissionais da SMS estiveram reunidos para lançar a campanha que, durante todo esse de outubro, irá pautar a divulgação sobre as principais formas de prevenção dessa doença.

Com o intuito de chamar atenção para a realidade atual do câncer de mama, que no Brasil registra, aproximadamente, 60 mil casos por ano, a Secretaria de Saúde pretende, por meio das ações do Outubro Rosa, mobilizar a população acerca da importância de prevenir-se. A secretária Lísias Miranda enfatiza que a prevenção é o melhor caminho e destaca que “é pelo autoexame que é possível ter esse diagnóstico”.


         Segundo a secretária, toda a equipe da SMS está atuando nessa campanha de conscientização, onde as unidades estão arrumadas, mobilizadas e trabalhando no processo de divulgação das ações preventivas, através de palestras, seminários e mutirões. Para Lísias, é preciso que as informações sejam a disseminadas para a população do município e, dessa forma, alcance o maior número de pessoas possível.
        
Mutirão no Cepron
Para reforçar essas atividades de conscientização, Centro de Prevenção em Oncologia (Cepron) da Secretaria Municipal de Saúde estará realizando mutirões voltados às necessidades de prevenção do câncer de mama e do câncer do colo do útero. As atividades acontecem nos dias 11, 18 e 25 de outubro e atenderá a população com oferta de diferentes serviços, dentre os quais atendimento médico especializado em oncologia.

A coordenadora do Cepron, Kiliane Silva Oliveira, frisa que o câncer de mama é a doença que mais mata mulheres no Brasil e no mundo. Ela observa que a doença também acomete homens, que precisam estar atentos às ações do Outubro Rosa. “É responsabilidade de todos, da sociedade, do poder públicos e de cada um de nós profissionais da saúde estar reforçando a necessidade de prevenção do câncer de mama”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...