quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Santa Casa promove Semana do TEV em Itabuna


O dia 13 de Outubro é lembrado como o Dia de Mundial de Conscientização sobre a Trombose e, este ano, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna marca a data com a Semana do TEV - Tromboembolismo Veneso no Hospital Calixto Midlej Filho. Duas palestras na noite desta quinta-feira (05) marcam o pré-lançamento do Protocolo de TEV na instituição hospitalar. A programação se completa com Blitz de sensibilização dos profissionais de saúde, Treinamento das equipes de enfermagem e o Lançamento do Protocolo de TEV, fechando as ações na terça-feira (10), quando será apresentada a nova regulação de procedimentos e condutas padrão no hospital para prevenir a trombose.

Segundo a Sociedade Internacional sobre Trombose e Hemostasia, a cada 37 segundos, uma pessoa morre em todo o mundo em consequência do TEV. Mais conhecida como trombose, a doença ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo pela diminuição do fluxo de sangue nas veias, seja por lesão ou alteração na coagulação sanguínea. Este coágulo é também chamado de trombo e tem como uma das principais complicações o próprio tromboembolismo venoso, que é quando parte do coágulo se solta, seguindo das veias para as artérias e podendo ocasionar embolia pulmonar, ataque cardíaco, AVC, entre outros.


O perfil do paciente que pode evoluir com uma trombose é muito amplo, sendo prevalente em pessoas idosas, obesas, tabagistas, mas também em pacientes submetidos a cirurgias, que tenha sofrido acidentes, com quadro de internação prolongada, ou mesmo aqueles com diagnóstico de câncer, doenças cardíacas, respiratórias e infecciosas. “A implantação do Protocolo de TEV no Hospital Calixto vem para uniformizar a linha de cuidados e assistência de identificação de perfil crítico, prevenção e tratamento da doença, 100% disseminado na equipe multidisciplinar”, registrou o Diretor Técnica do Hospital Calixto Midlej Filho, Dr. Tárcyo Bonfim. 



A ação foi coordenada pela Direção Clínica do HCMF e é parte das ações do Núcleo de Segurança do Paciente, coordenado pela enfermeira Priscila Chavenco, e do Escritório Integrado de Qualidade e Segurança do Paciente da Santa Casa de Itabuna.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

IBGE desmente lorota de Marina sobre ‘120 milhões passando fome’ no Brasil

  Marina Fake-News! Marinha Silva contando lorotas no Fórum Econômico Mundial de Davos (Suíça), em janeiro de 2023 - Foto: redes sociais. Do...