segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Prefeito de Ilhéus destaca a valorização do servidor público


Nesta segunda-feira (23) é ponto facultativo na Prefeitura de Ilhéus. Através de decreto municipal, o prefeito Mário Alexandre decidiu antecipar a data comemorativa ao Dia do Servidor Público, que ocorre oficialmente no dia 28. A decisão, segundo Mário, representa o reconhecimento e o respeito que o seu governo tem com a categoria e, também, faz coincidir o decreto com o feriado do comércio local, que também comemora na segunda-feira, o Dia do Comerciário.

Hoje, o prefeito de Ilhéus destacou a importância do servidor na construção de uma Ilhéus melhor. “São eles a porta de entrada no contato diário do governo com o cidadão”, define. Mário defende a permanente valorização do servidor e lembra que nestes primeiros dez meses d seu governo, acabou com um ciclo de cinco anos de salários congelados e defasados e autorizou um importante reajuste para servidores e trabalhadores da educação.


Mário Alexandre também destaca que das 528 vagas disponibilizadas no concurso público realizado pela Prefeitura de Ilhéus, 337 novos servidores já foram efetivados nos cargos para os quais foram aprovados, resultando da ocupação de 56 por cento das vagas ofertadas. Além disso, na contramão da crise que tem atrasado salários em várias Prefeituras brasileiras, os salários em Ilhéus estão sendo rigorosamente pagos no último dia útil do mês trabalhado ou, em alguns casos, antes disso.

Novos projetos melhoram autoestima


Pelo segundo mês consecutivo, o município de Ilhéus registrou saldo positivo de vagas na geração de emprego com carteira assinada, de acordo com levantamento do Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. Ilhéus é um dos poucos municípios da Bahia a registrar este crescimento.

Hoje, o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, atribuiu este momento de otimismo vivenciado pela cidade, à confiança que vem sendo depositada em seu governo e ao pacote de obras estruturantes que vem sendo executado na cidade, seja em parceria com o governo do estado, seja por iniciativa do governo municipal ou pela iniciativa privada que acredita na condução da cidade.

“Estamos apenas nos 10 primeiros meses de governo. Resgatamos projetos importantes que estavam praticamente perdidos por pura desatenção ou desinteresse de governos passados e estamos planejando a cidade para suas principais vertentes de desenvolvimento”, analisa Mário. “Sei que há setores importantes que precisam avançar. E irão. Mas é preciso que a população compreenda que as dificuldades encontradas nos impedem de resolvermos tudo em um passe de mágica”, assegura.

Mário destaca o que define como “uma nova forma de governar”, buscando parcerias com setores da população e da sociedade civil organizada. “Não me escondo. Estou presente em inaugurações mas, também estou onde está o problema, onde existe a crise. Esta é a prova da nossa determinação em acertar”, disse.

O prefeito lembrou a importância da parceria estabelecida com o governador Rui Costa, condição que posiciona Ilhéus como um dos municípios baianos que mais recebem investimentos do Estado. “Sei que isso incomoda àqueles que não querem que a cidade dê certo. Mas governo para a coletividade, para os que mais precisam, para os que torcem que a cidade melhore”, destaca. Mário Alexandre lembra que dia 15 de dezembro, Ilhéus ganha o moderno Hospital Costa do Cacau.

Para o próximo ano, está prevista a conclusão da nova ponte, uma obra importante para a melhoria da mobilidade urbana e para a interligação de importantes cidades turísticas sulbaianas. A zona sul de Ilhéus está ganhando o Projeto de Urbanização Orla Sul. A cidade ganhou a nova unidade o Sesi/Senai. O Hospital Regional será transformado no Hospital Municipal Materno-Infantil, com UTI-Neonatal. A Vila Gastronômica do Banco da Vitória vai, finalmente, sair do papel, após outros governos abandonarem a ideia. A duplicação da rodovia Ilhéus-Itabuna em breve será iniciada. O Projeto Estrada do Chocolate, já mistura a nossa história do campo com a alternativa econômica do chocolate de origem. Iniciativas privadas se interessam em se instalar na cidade, como é o caso, por exemplo, do grupo Pão de Açúcar, com o Hipermercado Assaí. O setor imobiliário avança firmemente. Empresários estrangeiros voltaram a ter um olhar investidor sobre a cidade, caso dos chineses que estudam possibilidades e negócio como a implantação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e o Porto Sul com a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol).

“São apenas dez meses de gestão e já avançamos muito. A autoestima da cidade é outra. Claro que ainda há muito a se fazer, principalmente em setores essenciais como saúde e educação. Nós vamos fazer, asseguro”, diz o prefeito, apresentando que o reflexo de todas estas principais iniciativas, privadas e públicas, podem ser confirmadas no relatório do Caged que aponta que os setores que mais contribuíram para esta vertente positiva de mais ilheenses no mercado formal de trabalho, foram os de serviços, comércio e construção civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

IBGE desmente lorota de Marina sobre ‘120 milhões passando fome’ no Brasil

  Marina Fake-News! Marinha Silva contando lorotas no Fórum Econômico Mundial de Davos (Suíça), em janeiro de 2023 - Foto: redes sociais. Do...