quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Pecuaristas conhecem Plano Municipal de Assistência Técnica e Extensão Rural


Com uma série de atividades voltadas à retomada do desenvolvimento econômico, a Prefeitura de Itabuna vem dando destaque especial às ações de fomento ao agronegócio regional, abrangendo desde a agricultura familiar à comercialização de produtos rurais. Na tarde de terça-feira (10), pecuaristas estiveram no Departamento de Agricultura da Secretaria de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente para conhecer o Plano Municipal de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e anunciaram investimentos no município.

Fruto de uma parceria formalizada entre Prefeitura, Ceplac e Governo do Estado, o Plano Ater prevê diferentes medidas para auxiliar a produção rural no município. O Secretário John Vinicius destaca que o Prefeito Fernando Gomes vem demonstrando empenho em atrair investimentos à cidade, e ao mesmo tempo valorizar a produção local. Para John, esse projeto de assistência oportuniza aos produtores obter informações sobre o ambiente do agronegócio em Itabuna e, dessa forma, garantir segurança nos investimentos.


Pecuaristas que são responsáveis pela implantação do laticínio Italeite, em Itabuna, estiveram no departamento de agricultura e anunciaram para novembro o início das atividades do laticínio. Para o pecuarista Victor Pinheiro, um dos fatores que contribuiria para melhorar a produção leiteira e o escoamento da mesma, seria a melhoria das estradas vicinais.

O Diretor de Agricultura, Erlon Botelho, ressalta que essas propostas também são previstas no Ater e que, além dessas intervenções, outras melhorias como a inauguração da Barragem do Rio Colônia contribuirá para o abastecimento hídrico na região e consequentemente alavancará o agronegócio local.

Sistema Agrossilvipastoril
Um dos assuntos abordados na oportunidade foi o sistema Agrossilvipastoril, que propõe a integração entre lavoura, pecuária e floresta. De acordo com Erlon Botelho, o Plano de Assistência compreende o sistema agrossilvipastoril prevendo a aplicação de um consórcio de pastagem com florestas e outras atividades agrícolas de modo a garantir a sustentabilidade econômica e ambiental do agronegócio.

A partir da necessidade de se fazer a chamada reserva energética, que compreende o fornecimento de madeira para abastecer as propriedades rurais, foi apresentada, ainda na reunião, uma proposta para a cultivação da Acácia Mangium, que é uma espécie de árvore que possui rápido crescimento e pode atender essa demanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...