sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Apesar da paralisação de advertência, Samu mantém viaturas para atender a população

Apesar da paralisação de advertência por 24 horas dos servidores do Samu, em Ilhéus, duas unidades – uma básica e outra avançada – asseguram o atendimento à população durante o dia de hoje (6). A informação foi prestada pelo coordenador do serviço, Edson Freitas Nascimento. Na viatura básica, atuam um técnico e um condutor socorrista. Na avançada, médico, enfermeiro e condutor.

Considerado pelo Ministério da Saúde um Polo Regional, o Samu de Ilhéus regula o atendimento em mais seis municípios do estado: Valença, Gandu, Itacaré, Una, Arataca e Teolândia. A população destas localidades quando necessita de atendimento, liga para uma central em Ilhéus, que demanda a cada município a ação solicitada. No entanto, em casos mais graves, são as ambulâncias de Ilhéus as deslocadas para estas localidades, algumas a mais de 150 quilômetros do polo emissor.


Por isso, obrigatoriamente, Ilhéus necessita ter disponíveis, seis unidades – duas avançadas (com motorista, médico e enfermeiro) e quatro básicas (com motorista e enfermeiro). A última renovação da frota ocorreu em 2012. Em 2015, a gestão anterior recebeu mais duas ambulâncias para se somar à frota. Mas de acordo com a secretária municipal da Saúde, enfermeira Elizângela Oliveira, o atual governo recebeu viaturas sucateadas ou sem manutenção e a solução definitiva para a regularização do serviço passa pela renovação da frota por parte do Ministério da Saúde.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Brasileiros protestam em Londres contra Alexandre de Moraes

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o presidente da República, Lula da Silva. (Foto; Agência Senado). O protesto ocorreu nesta sexta-...