terça-feira, 19 de setembro de 2017

Secretária de Saúde Presta Esclarecimento Sobre Denúncias Aos Vereadores


 
Durante a tarde e noite desta segunda-feira (18), ocorreu uma Audiência Pública com a secretária de saúde, Lísias Miranda, e a diretora da Central de Regulação, Maria José Gama. A sessão foi solicitada pelo vereador Enderson Guinho (PDT), que também preside a Comissão de Saúde da Casa.

Segundo o autor do requerimento, o objetivo desta sessão não foi condenar alguém, e sim, esclarecer dúvidas apresentadas em plenário na última quarta-feira (13), onde o vereador expos denúncias sobre o processo licitatório que contratou a empresa ITC (Instituto de Tomografia Computadorizada. A convocação delas despertou grande interesse na população, que lotou o plenário.

Após pergunta do vereador Enderson Guinho sobre os chamamentos ocorridos em maio e agosto, a secretária Lísias Miranda afirmou que foram cancelados porque pediu mais critérios para a licitação. O vereador também questionou sobre irregularidades no alvará de funcionamento da empresa, e a técnica de saúde, Naiane, que acompanhava a secretária, falou que este foi habilitado pela DIS (Departamento de Informática em Saúde), pelo menos até a abertura do chamamento público.

O vereador Guinho apresentou documentos, que segundo ele, são provas de que a empresa ITC também tem um aparelho de mamografia irregular, e que não tem uma servidora técnica para efetuar o exame (compreendendo que este não pode ser feito por um homem). A secretária Lísias Miranda alegou que o órgão responsável pela habilitação da empresa é a DIS, e seguiu apenas suas orientações.
Já a diretora Maria Gama, após perguntas técnicas feitas por vereadores, afirmou que estas não são de sua competência, e sim, as que competem ao funcionamento das prestadoras de serviço de saúde do município. Falou também que foi comunicada sobre a contratação da empresa ITC, mas não participou de demais processos. “Não fui solicitada para opinar sobre a prestadora”, falou a diretora, que também expos aos vereadores que esta empresa não tem prestado um bom serviço à população.

Na bancada, ainda estiveram o advogado Diego Gonzaga, que acompanhou o vereador Guinho, e o advogado Wanderlei Porto, auxiliando a secretária Lísias Miranda. O vereador Guinho apresentou ainda que, o valor das consultas da empresa ITC está acima da tabela do SUS, e também que a empresa não está atingindo o limite de consultas de mamografia que o contrato solicita.

O vereador expôs que em 15 de agosto, a Secretaria suspendeu o contrato com a ITC, mas que a empresa ainda opera no município. “A empresa está atendendo de forma ilegal ou voluntária”, afirmou o vereador Guinho.  Segundo a diretora Maria Gama, se a ITC está prestando serviço voluntário ou não, ainda não foi informada disto pela Secretaria. Já a secretária, mostrou documento das DIS, onde fala sobre a suspensão do contrato.

A sessão foi presidida pelo vereador Chico Reis (PSDB), e os outros 16 vereadores presentes na audiência, afirmaram que o tema continuará sendo colocado em pauta, para demais esclarecimentos da Casa Legislativa sobre o processo licitatório em questão.

Da Assessoria de Comunicação
Fotos: Pedro Augusto
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...