terça-feira, 12 de setembro de 2017

ONU aprova as mais duras sanções contra Coreia do Norte.

 


GENEBRA — O Conselho de Segurança da ONU aprovou nesta segunda-feira as mais duras sanções contra a Coreia do Norte.
A resolução proíbe as exportações têxteis e restringe o envio de derivados de petróleo para o país, num esforço para aumentar a pressão contra o regime norte-coreano e seu programa de mísseis nucleares e balísticos, proíbe também, todos os países de autorizar novas licenças de trabalho para trabalhadores norte-coreanos.
Se a Coreia do Norte aceita parar seu programa nuclear, ela pode recuperar seu futuro. Se ela provar que pode viver em paz, o mundo vai viver em paz com ela — disse Haley no Conselho de Segurança da ONU, após a aprovação de novas sanções contra o país. A resolução de hoje não aconteceria sem o forte relacionamento desenvolvido pelo presidente Donald Trump e o presidente chinês, Xi Jinping.

Em uma nova ameaça, a Coreia do Norte advertiu aos Estados Unidos que lhe causará “o maior dos sofrimentos” se Washington prosseguir exortando a ONU a endurecer suas sanções contra Pyongyang após seu sexto teste nuclear. De acordo com um comunicado reproduzido pela agência de notícias oficial norte-coreana, KCNA, o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Norte advertiu que se Washington “avançar com esta ‘resolução’ ilegal sobre um endurecimento das sanções, a Coreia do Norte assegurará que seja absolutamente certo que os Estados Unidos paguem o preço”.
As Nações Unidas já adotaram sete séries de sanções à Coreia do Norte, progressivamente severas, principalmente um embargo de armas, bloqueio de ativos e proibição de importar carvão, desde que o regime norte-coreano executou seu primeiro teste nuclear, em 2006. As últimas medidas da ONU, em 5 de agosto de 2017, privaram Pyongyang de exportações de carvão, ferro, minério de ferro, chumbo e pescados. Na época,a China, destino de 90% das exportações norte-coreanas, prometeu respeitar as demandas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...