sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Mais de 30 mil pessoas prestigiaram Desfile do 7 de Setembro em Itabuna


       
  “Não desistam do Brasil. O Brasil somos nós”. Com esta frase estampada em uma faixa, alunos da Escola Geórgia arrancaram aplausos entre as mais de 30 mil pessoas, segundo os organizadores, que ocuparam literalmente às calçadas da Avenida do Cinquentenário na manhã da última quinta-feira, 7 de Setembro, para prestigiar o Desfile Cívico em comemoração aos 195 Anos da Independência do Brasil que, neste ano, foi centrado no tema “Brava Gente Brasileira”, em alusão ao Hino da Independência.
         Protagonizada por mais de 5 mil participantes, entre militares, estudantes das redes pública e privada, bem como por representantes e entidades religiosas e da sociedade civil organizada, a Festa da Independência em Itabuna começou às 8h com a solenidade de hasteamento das bandeiras e execução do Hino Nacional, ao lado do palanque oficial instalado na Praça Otávio Mangabeira. Logo em seguida, acompanhado de autoridades militares, o prefeito Fernando Gomes passou em revista às tropas concentrada ao longo da Avenida Fernando Cordier.

Às 8h30min, foi autorizado o início do desfile com a entrada na Avenida do Cinquentenário do Grupo I, formado pelas organizações militares Tiro de Guerra, Colégio da Polícia Militar, 15º Batalhão de Polícia Militar, Polícia Rodoviário Estadual, 4º Grupamento de Bombeiros Militares, Guarda Civil Municipal e o SAMU. Simulando situações de combate, os militares foram aplaudidos com entusiasmo pela multidão que se comprimia ao longo da avenida. Como vem acontecendo nos últimos anos, o Colégio da Polícia Militar foi um dos destaques do desfile, com seus alunos trajando uniformes impecáveis e marchando em passos sincronizados.
Vinda do bairro Nossa Senhora das Graças para acompanhar o desfile, a estudante Diana dos Santos fez questão de elogiar a organização da Festa do 7 de Setembro. “O desfile está muito bem organizado, muito bonito e uma estrutura nota dez”, afirmou. A mesma opinião foi dividida pelo empresário Rômulo Lawinsky que também esteve na Avenida do Cinquentenário para acompanhar do Desfile Cívico. Já a dona de casa, Antonieta Maria dos Santos, além de elogiar a organização, destacou a quantidade de pessoas que foram prestigiar o desfile.
Terminado o desfile das organizações militares, foi a vez do Grupo II entrar na avenida formado pelas organizações sociais Lojas Maçônicas, Movimento dos Bandeirantes, Clube dos Desbravadores e Aventureiros, Núcleo Cuidar, Instituto de Flauta Doce Carlos Oliveira, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Legião da Boa Vontade (LBV), Lions e Rotary Clube. No trajeto, essas entidades destacaram questões relacionadas à caridade, fraternidade, paz mundial, família e o patriotismo.
Logo em seguida, arrancando aplausos dos espectadores, crianças e adolescentes e jovens das escolas Geórgia, Adventista e Pio XII ocuparam uma grande extensão da Avenida do Cinquentenário. Na sequência, foi a vez do Grupo IV formado por 711 integrantes, entre estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino e a Fanfarra Falcões Independentes desfilar para contar um pouco da história da formação do povo brasileiro, passando pelo Brasil Imperial, à mistura de raças, tradições culturais e religiosas. Durante todo o percurso, foram exibidas faixas enaltecendo diversos aspectos que caracterizam a bravura do povo brasileiro.
Aguardadas com muita expectativa, as bandas de fanfarras das escolas da Rede Pública Estadual de Ensino – Colégio Estadual de Itabuna, Colégio Félix Mendonça, CIOMF (Centro Integrado Oscar Marinho Falcão), Colégio Estadual Presidente Medicci – além de arrancarem aplausos durante todo o trajeto, deram um show de evoluções e arrastaram uma multidão até a dispersão na imediações da Rua Adolfo Maron.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Brasileiros protestam em Londres contra Alexandre de Moraes

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o presidente da República, Lula da Silva. (Foto; Agência Senado). O protesto ocorreu nesta sexta-...