terça-feira, 27 de junho de 2017

Vendedores ambulantes são cadastrados para o Forró do Povo



A Prefeitura Municipal de Itabuna, através da Secretaria de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, via Departamento de Indústria e Comércio, iniciou nesta terça-feira (27) o cadastramento dos vendedores ambulantes que irão trabalhar durante o Forró do Povo 2017, que acontecerá na Praça Rio Cachoeira, entre os dias 29 de Junho e 1º de Julho. O evento está sendo coordenado pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) e recebe o apoio do Governo do Estado, via Bahiatursa.


O diretor de Indústria e Comércio, Tarciso Soares, informa que o cadastro de ambulantes seguirá até amanhã, às 14 horas. “Serão disponibilizados 150 pontos. Reservamos espaços específicos para cada tipo de produto comercializado. No canteiro central, por exemplo, ficarão os vendedores que trabalham com isopor, ao lado da quadra as barracas de lanches, e ao lado das casas as barracas de coquetéis”, explica.

E ressalta que o processo está sendo organizado de forma que cada vendedor tenha o seu espaço reservado antecipadamente. Para isso, no ato da inscrição eles estão recebendo uma ficha com a numeração e o tipo de produto a ser comercializado. O Diretor de Indústria e Comércio aproveitou para explicar que neste evento os vendedores pagarão uma taxa cujo valor é definido de acordo com o tipo de produto a ser comercializado.

“No Carnaval Antecipado, por exemplo, para ajudar nos custos foram captados recursos de uma cervejaria, mas terminou abrindo precedente para que as bebidas vendidas fossem apenas de uma marca, gerando assim insatisfações entre os vendedores. Agora, para não haver reclamações, todos serão livres para comercializar qualquer marca de bebida, mas por precisarmos de recursos para custear a estrutura da festa, está sendo cobrada uma cota”, informou o Diretor Tarciso Soares.

E finaliza informando que os vendedores poderão a partir de amanhã montar os equipamentos no circuito do Forró do Povo. “A estrutura está quase pronta para termos uma grande festa. O palco já foi montado, o camarote será instalado ainda hoje, a cidade cenográfica já está sendo montada, enfim, a população dançará forró com muita alegria e segurança”.

         Fiscalização
         Visando garantir a segurança alimentar dos forrozeiros que passarem pelo circuito do Forró do Povo, a Vigilância Sanitária está preparada para realizar a partir de quinta-feira (29) um trabalho em conjunto com a Diretoria de Indústria e Comércio. De acordo com o médico veterinário Manoel Mattos, Coordenador da Vigilância Sanitária, uma equipe formada por 25 fiscais estará no circuito nos três dias realizando um trabalho educativo.

         “Essas pessoas que trabalham em eventos deste tipo já passaram por um curso de capacitação que tem como objetivo prestar orientações sobre a manipulação e acondicionamento de alimentos e bebidas, agora nossa meta realizar um trabalho educativo, de modo a garantir que todos estejam comprando alimentos e bebidas monitorados pela Vigilância”, frisa.

         Entre as recomendações básicas: uso de gelo filtrado para coquetéis e acondicionamento de alimentos; uso de luvas e copos descartáveis; proibição da manipulação de maionese caseira, além de cuidado com o prazo de validade dos alimentos e com a higiene.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

IBGE desmente lorota de Marina sobre ‘120 milhões passando fome’ no Brasil

  Marina Fake-News! Marinha Silva contando lorotas no Fórum Econômico Mundial de Davos (Suíça), em janeiro de 2023 - Foto: redes sociais. Do...