terça-feira, 2 de maio de 2017

Prefeitura intensifica vacinação contra a gripe Influenza em Ilhéus


O Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Ilhéus voltou a alertar a população para o calendário de vacinação contra a gripe Influenza. Este ano, a aplicação da vacina atende a cronograma por classificação de grupos prioritários e ocorre entre os dias 17 de abril e 26 deste mês, em crianças de seis meses a quatro anos e 11 meses, gestantes de qualquer idade gestacional e puérperas no pós-parto até 45 dias. O documento exigido para a comprovação destes dados é a carteira de vacinação. O dia ‘D’ da campanha acontece no dia 13 deste mês.


Walkiria Cardeal, coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), assegurou que tem vacinas para atender a todo o público-alvo da campanha. Não precisa correria porque vai faltar a vacina. Basta ter tranquilidade e seguir o calendário. “Iniciamos a vacinação dos trabalhadores de saúde, no último dia 17. Depois foi a vez de imunizar o grupo dos idosos, ocorrido de 24 a 28 do mesmo mês. Já de 2 a 5 deste mês será a vez das gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto) e crianças”, informou.

Calendário de vacinas – A coordenadora de Imunização lembra que de 8 a 12 deste mês a vacina será disponibilizada para o grupo de pessoas com uma ou mais doenças ou distúrbios. “Os doentes crônicos deverão, no ato, apresentar a prescrição médica ou cartão de acompanhamento dos serviços de atenção”, destacou.

Já no período de 15 a 19 do mesmo mês será a vez dos professores das redes pública e privada de ensino. “Eles deverão apresentar contracheque ou crachá para comprovar que é professor. E de 22 a 26, última semana de vacinação, será dada a oportunidade para os trabalhadores da saúde, idosos, gestantes, puérperas, crianças, pessoas enfermas e professores que ainda não tenham sido imunizados”, afirmou.

O objetivo do Ministério da Saúde é vacinar 90% da população considerada de risco para complicações por gripe. A meta deste ano aumentou devido aos índices alcançados nos últimos anos, que ultrapassaram 80%. O ano de 2016 foi o primeiro em que este índice ultrapassou 90% e atingiu 93,5% de cobertura vacinal.


Da - Secretaria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...