quarta-feira, 3 de maio de 2017

Itabuna comemora o Dia do Pau-Brasil com o plantio de mudas


 Uma cerimônia comemorativa aconteceu na manhã desta quarta-feira (03), no Foyer da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), para marcar a passagem do Dia Nacional do Pau-Brasil. A iniciativa conjunta entre instituições ligadas ao meio ambiente resultou numa extensa programação que incluiu apresentação da Banda de Cordas, plantio simbólico de mudas da árvore do Pau-Brasil e abordagem técnica sobre “As variantes morfológicas da espécie”.
Homenagens aos “Amigos do Pau-Brasil”, em referência a pessoas que deram grande contribuição para a preservação e conservação da espécie também fez parte da programação. O evento comemorativo foi resultado de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Itabuna através da FICC e Secretaria de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, Ceplac (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira), Fundação Pau Brasil e Instituto Biofábrica de Cacau e Inema.

O Secretário John Nascimento (Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente), que representou o prefeito Fernando Gomes, lembrou da importância do Pau-Brasil como primeira atividade econômica do país, e ainda ressaltou a necessidade da união de esforços para a preservação da espécie. Do mesmo modo frisou o presidente da FICC, Daniel Leão, que ainda alertou sobre a importância da sociedade não permitir que o Pau-Brasil entre em extinção.
A iniciativa, que integrou o Programa Conservação Produtiva Regional implementado pela Ceplac, é considerada pelo Chefe do Centro de Pesquisas do Cacau (CEPEC), o engenheiro agrônomo Raúl René Valle, como o renascimento de um programa de grande importância não apenas para a região Sul da Bahia, mas para todo o país. “Precisamos nos unir, nos esforçar para tirar o Pau-Brasil desse limiar de extinção”.
O pesquisador da Ceplac, o engenheiro Dan Erico Lobão, em sua abordagem histórico-morfológica sobre o Pau-Brasil ressaltou a importância da retomada do programa que dá início ao projeto “Pau-Brasil Cidades”. “O Pau-Brasil é cultura, é vida, é nossa história que deve ser preservada”, disse. Responsável pela homenagem póstuma a pessoas que deram sua contribuição para a preservação da espécie, o servidor da Ceplac Evaldo Batista, fez uma homenagem que emocionou a todos os presentes.

 Do mesmo modo o ambientalista Erlon Botelho, da Fundação Pau-Brasil, ressaltou: “A união da comunidade científica é um dos passos mais importantes neste processo de preservação e conservação do Pau-Brasil, assim como o envolvimento de toda comunidade”. Ao final do evento foram plantadas mudas de Pau-Brasil em uma das praças mais importantes de Itabuna, a Praça Laura Conceição, popularmente conhecida como “Praça da Catedral”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...