sábado, 8 de abril de 2017

DIA DO JORNALISTA EM ITABUNA NÃO PASSOU EM BRANCO


A CÂMARA DE ITABUNA PELA PRIMEIRA VEZ FAZ HOMENAGEM AO JORNALISTA EM SEU DIA: Palmas para os vereadores: Chico Reis, Ricardo Xavier, Charleane Souza, Beto Dourado, Babá Cearense e Robinho)  

Pela primeira vez, nos últimos 45 anos, se tratando de Itabuna, os jornalistas deste município foram homenageados pelo Legislativo Itabunense em seu dia, 07 de abril. Um assunto, lembrado pelo jornalista Ramiro Aquino, quando fez uso da palavra, representando a categoria, como diretor da Associação Baiana de Imprensa (ABI). Na oportunidade, também, agradeceu, em nome da categoria, e parabenizou a iniciativa da Câmara de Vereadores, através dos edis ali presentes.

O evento que aconteceu, na sede da Associação Atlética Banco do Brasil-AABB, com um almoço (Buffet de Charleane), segundo o vereador Ricardo Xavier, a iniciativa da homenagem partiu de um pedido do jornalista Ederivaldo Benedito “e acatado por mim, e pelos meus colegas vereadores!”. O presidente da Câmara Municipal, vereador Chico Reis, destacando a “Comenda jornalista José Adervan de Oliveira”, disse que o dia 07 de abril, será mais um evento acolhido pela Câmara Municipal, em reconhecimento a uma categoria, que tanto faz e ajuda o desenvolvimento e o progresso desta cidade, “levando e trazendo a informação, sempre com lisura e ética, a nós, e, também, a nossa comunidade” destacou.

Além dos vereadores que estavam presentes e abraçaram a iniciativa da comemoração: “o Dia do Jornalista”, Chico Reis, Beto Dourado, Ricardo Xavier, Babá Cearense, Robinho e Charleane, também, estavam presentes: a Secretária de Governo, Maria Alice representando o Prefeito Fernando Gomes; John Nascimento, Secretário de Indústria e Comércio; Lísias São Mateus, Secretária de Saúde; Jorge Vasconcelos, Coordenador de Eventos e o jornalista Kleber Torres, diretor da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal.

Com a presença de vários profissionais de comunicação, também destacaram a responsabilidade e o papel da imprensa, parabenizando a iniciativa, a radialista Sônia Amorim, como a presidente do Sindicato dos Radialistas de Itabuna e região; O jornalista Ederivaldo Benedito, pela Ceplac  que ressaltou a sua luta;  Maria Alice que, também como uma mulher de comunicação, saudou a iniciativa dos vereadores e parabenizou os profissionais, em nome do prefeito Fernando Gomes e o vereador Robinho, que além de saudar a todos os profissionais presentes, expôs sobre sua viagem a cidade de Brusque, integrando a comitiva do prefeito Fernando Gomes, quando anunciou em primeira mão, a possibilidade de instalação de uma grande empresa do sul do País, nesta cidade.   


Os jornalistas foram recepcionados com um almoço, na Associação Atlética Banco do Brasil-AABB, no dia de ontem, pelos vereadores: Chico Reis, Ricardo Xavier, Charleane Souza, Babá Cearense, Beto Dourado e Robinho, também, receberam como brinde, uma caneca estampando o “Dia 7 de Abril”. O vereador Pastor Mattos, da cidade de Ilhéus, também estava presente e falou do papel da imprensa, quando defendeu a união de Itabuna e Ilhéus, no sentido de maior intercambio visando o desenvolvimento regional.      

Vídeos e fotos Oziel Aragão



Dia do Jornalista é comemorado com homenagens e palestra


Jornalistas, comunicadores, empresários do setor e estudantes se reuniram no auditório da Associação Bahiana da Imprensa (ABI- Bahia), no Centro Histórico de Salvador, em comemoração ao Dia do Jornalista, celebrado nesta sexta-feira (7). A manhã foi voltada para homenagear os colegas e refletir sobre o papel da profissão. No evento, 50 cronistas foram premiados pela atuação no jornalismo esportivo baiano. Já o presidente da Associação Brasileira de Jornalismo (ABI), Domingo Meirelles, apresentou palestra sobre 'as relações entre a mídia e o poder' e 'a censura sobre a imprensa e o poder judiciário'. 

Para Meirelles, vir a Salvador falar com esse público é motivo de comemoração, mas também um convite à reflexão. “Muitas pessoas me perguntaram se há motivos para festejar esse dia, mas eu acredito que enquanto houver vida nas redações, há razões para celebração. Essa é uma das profissões mais fascinantes que existem, porque permite que o profissional trate de diferentes assuntos e conheça diferentes pessoas. Sem falar da função social do jornalista, sendo o elo de comunicação entre o conhecimento, a informação e a sociedade, o cidadão comum”, afirmou o jornalista. 

Entre os cronistas homenageados, algumas mulheres fizeram história e foram pioneiras no jornalismo esportivo, como as jornalistas Isaura Maria e Heloísa Braga. “Quando comecei, era um grande desafio. Hoje reconheço o quanto isso foi importante para toda a minha trajetória como jornalista e radialista. Entrar nos vestiários, ter acesso aos campos, um universo que era muito masculino, sendo mulher, foi uma grande revolução naquela época. Ser homenageada por ter feito parte desse movimento de mulheres, abrindo o mercado de trabalho, é muito gratificante. Estou muito feliz por ser lembrada nesse dia tão especial”, contou Heloísa.

Para Jorge San Martin, que também foi homenageado, o momento representou uma consagração dos 51 anos de profissão, completados em março deste ano. “Vivi em jornal, rádio e televisão. Participar desse encontro de grandes amigos, jornalistas, nomes que fizeram a história do jornalismo baiano, me deixa muito feliz. Rever companheiros e ser premiado ao lado deles é a certeza de que escolhi a profissão certa”, comemorou. 

Compromisso com a informação

Realizada pela Central da Comunicação Serviços Ltda e Laboratório da Notícia, a ação teve o apoio das secretarias estaduais de Comunicação Social (Secom) e de Turismo (Setur) e instituições como o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (Sinjorba), Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado da Bahia (Asforc), Sindicato dos Trabalhadores Radialistas e Publicitários (Sinterp), Associação de Cronistas Desportivos da Bahia (ABCD) e W4 Propaganda.

"Precisamos fazer uma reflexão sobre o jornalista no mundo contemporâneo, sobretudo o compromisso com a boa informação. Temos trabalhado nessa direção. Não só do estreitamento, mas também de aprimorar a relação dos profissionais da comunicação com o Estado e com a sociedade, dando ferramentas para que essa qualificação possa ser cada vez melhor”, comentou o coordenador de rádio da Secom, Edmundo Filho. 

Fotos: Carol Garcia/GOVBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Brasileiros protestam em Londres contra Alexandre de Moraes

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o presidente da República, Lula da Silva. (Foto; Agência Senado). O protesto ocorreu nesta sexta-...