quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Itabuna tem novo Bispo

IGREJA NO BRASIL

Papa nomeia novo bispo para Diocese de Itabuna

Novo bispo foi transferido da Diocese de Teixeira de Freitas

CNBB

Dom Czeslaw renunciou por motivo de idade e Dom Carlos assume sua função como bispo de Itabuna / Foto: Arquivo
O Papa Francisco aceitou nesta quarta-feira, 1º, o pedido de renúncia ao governo pastoral da diocese de Itabuna (BA) apresentado por Dom Czeslaw Stanula, e nomeou o novo bispo diocesano. O Santo Padre transferiu Dom Carlos Alberto dos Santos da diocese de Teixeira de Freitas (BA) para Itabuna.
Sergipano, 61 anos de idade, ordenado padre em 1983, em Tobias Barreto (SE), Dom Carlos Alberto foi nomeado bispo em 15 de junho de 2005 e ordenado em 26 de julho do mesmo ano, em Aracaju (SE).

Atividades

Dom Carlos Alberto cursou Filosofia em Lorena (SP) e Teologia no Instituto Salesiano Pio XI, em São Paulo (SP). Em sua trajetória antes do episcopado, já atuou como reitor do seminário provincial Nossa Senhora da Conceição, em Aracaju (SE).
Também foi responsável pela Pastoral Vocacional da arquidiocese de Aracaju (SE), assim como já foi membro do Conselho Presbiteral, do Colégio de Consultores e assistente espiritual arquidiocesano do Apostolado da Oração.
Seu lema episcopal é “Per Mariam ad eucharistiam”.

Dom Stanula

O agora bispo emérito de Itabuna, Dom Czeslaw Stanula, é polonês e já atuou em seu país, na Argentina e no Brasil, especialmente no estado da Bahia, onde exerceu boa parte de sua missão desde o sacerdócio nas missões populares.
Dom Czeslaw foi bispo de Floresta (PE), entre 1989 e 1997; atuou como animador da Vida Consagrada no Regional Nordeste 2 da CNBB e foi membro da Comissão Episcopal de Pastoral no regional, onde também foi o responsável pela Família e pela Comunicação.
No regional Nordeste 3, foi bispo referencial da Pastoral Familiar, dos Leigos e da Renovação Carismática. Dom Stanula também foi presidente do regional Nordeste 3 da CNBB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...