segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

DayHORC investe em reabilitação visual com Fisioterapia ocular

Buscando inovar no atendimento e no serviço ofertado aos seus pacientes, o DayHORC – Hospital de Olhos Ruy Cunha acaba de acrescentar às suas especialidades a Fisioterapia Ocular, um ramo auxiliar da Oftalmologia que trata da Reabilitação Visual de pacientes que apresentam alterações nos movimentos dos olhos.

A terapia motora dos olhos trata as deficiências da visão sensorial e da motricidade dos olhos através do treino da musculatura ocular com estimulação visual e exercícios dinâmicos proprioceptivos, que visam corrigir distúrbios da visão e recuperar a funcionalidade visual. “Baseia-se em exercícios monitorados que objetivam o fortalecimento e o equilíbrio da musculatura do olho, reeducação da postura e prevenindo complicações ortopédicas, promovendo, uma melhor realização das atividades profissionais e de vida diária para o paciente”, destaca o Fisioterapeuta Ocular do DayHORC Renato Barreto.


Ainda de acordo com o especialista, os exercícios são indicados principalmente nos casos de alterações e desvios nos movimentos oculares, bem como nos casos de desconforto aos esforços visuais. Reabilitam pessoas com disfunções músculos-oculares como Estrabismo, Insuficiência de Convergência, Queda Palpebral, Paralisia Facial, e quadro de tonturas decorrentes de Disfunções Labirínticas (“Labirintite”). Ainda mais, habilita deficientes visuais para locomoção independente, através do treino de orientação e mobilidade, bem como realiza estimulação visual para pessoas com Visão Subnormal, objetivando potencializar seu desempenho visual para as atividades de vida diária e profissionais.

“As alterações dos movimentos oculares podem ser detectadas através do Exame de Motilidade Ocular, e estas podem causar visão dupla, dificuldade ou sonolência durante a leitura, perda de concentração e diminuição da aprendizagem nos estudos, cansaço visual e dor de cabeça”.

A fisioterapia é indicada para pessoas de ambos os sexos e de qualquer idadequeixosas de sinais e sintomas relacionados disfunções músculos-oculares ou labirínticas, e que tenham diagnóstico positivo por meio do exame Eletro-Oculografia, realizado pelo profissional Fisioterapeuta Ocular.

O especialista preconiza que quanto mais cedo for feito o diagnóstico e iniciado o tratamento, melhor será o resultado e mais rápida será a recuperação. De acordo com o terapeuta ocular, Renato Barreto, em algumas situações a Fisioterapia evita a necessidade cirúrgica, como nos casos de Estrabismos.


Foto legenda: O especialista em terapia ocular Renato Barreto, afirma em algumas situações a Fisioterapia evita a necessidade cirúrgica.
Por - Lorena Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...