segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Prefeitura de Itabuna solicita a desocupação da Escola Lúcia Oliveira


            A Prefeitura de Itabuna, por meio da Procuradoria Geral do Município, solicitou aos dirigentes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itabuna (Sindserv), do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias do Sul da Bahia (SindiACS/ACE) e do Sindicato dos Comerciários de Itabuna a desocupação do prédio da Escola Lúcia Oliveira, cujo prazo foi esgotado na última sexta-feira (27). Veja outras matérias


O imóvel, que foi desativado como espaço educativo em 2015, pertencia ao Estado e foi repassado ao patrimônio do município pelo convênio nº 477/2004, referente à municipalização de oito escolas estaduais à época.  Segundo a secretária da Educação, Anorina Smith Lima a decisão do prefeito Fernando Gomes de retomar o imóvel para o patrimônio do município, além de está respaldada legalmente, leva em conta à sua referência histórica para a cidade de Itabuna.

              Ela lembra que a decisão de desativar a referida unidade escolar foi tomada pelo governo municipal anterior alegando a baixa demanda de alunos e falta de recursos financeiros para a reforma do espaço, que apresentava problemas na infraestrutura do telhado. Por estas razões, diz Anorina, a escola foi cedida aos sindicatos que assumiram a responsabilidade do conserto do telhado.

“O prédio da Escola Lúcia Oliveira é um patrimônio tombado pela Lei Orgânica Municipal, portanto a responsabilidade por sua manutenção e conservação é do Município. Neste sentido, a iniciativa do prefeito de solicitar a desocupação do espaço tem o apoio de cidadãos de Itabuna, muitos, inclusive, ex-alunos que frequentaram a Escola Lúcia Oliveira, que foi a primeira Escola Pública construída no município”, afirmou Anorina Lima.

 Prefeito participou de posse de dirigentes do Stert

Em solenidade realizada no auditório da FTC,  políticos, lideranças sindicais e profissionais da área de comunicação participaram da posse da nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Rádio, Televisão e Publicidade de Itabuna (Stert), presidido por Sonia Amorim. Na oportunidade também foram empossados o vice-presidente Joel Filho,  o secretário-geral Ederivaldo Benedito e demais integrantes da diretoria executiva e do conselho fiscal.

O prefeito Fernando Gomes destacou o seu  reconhecimento pelo papel da imprensa para o país, para o mundo e para Itabuna, atuando na difusão de informações essenciais para a população divulgando noticias verdadeiras e não caluniosas. Ele criticou a manipulação da informação para atender interesses pessoais ou de grupos, “daí a grande responsabilidade social e moral dos profissionais que atuam na área da comunicação.”

Ele também falou dos desafios que espera superar agora no quinto mandato à frente do governo municipal e de mais de 40 anos de atuação na área política, inclusive com três mandatos na Câmara Federal, através de um diálogo permanente com os profissionais da área de comunicação, ouvindo criticas e sugestões. O prefeito convidou a todos os participantes da solenidade para o lançamento da programação do Carnaval Antecipado.

NOTA


Falta de energia prejudica fornecimento de água em Itabuna

As estações de captação da Emasa em Rio do Braço e Castelo Novo deixaram de funcionar desde a madrugada de domingo, devido a uma pane no sistema elétrico na rede que serve àquelas unidades. A falta de energia provocou a interrupção em todo o sistema de captação, tratamento e distribuição, prejudicando o abastecimento de todos os bairros que deveriam receber água neste final de semana.

Na manhã desta segunda-feira (30) a Coelba restabeleceu o fornecimento da energia elétrica, mas somente nas próximas horas o bombeamento de água será retomado e o abastecimento normalizado. A direção da Emasa informa ainda, que  decorrência desse imprevisto uma nova planilha de fornecimento de água está sendo elaborada, e  será repassada para a comunidade ainda nas próximas horas.
Da assessoria
Foto: Pedro Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...