segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Prefeitura de Itabuna solicita a desocupação da Escola Lúcia Oliveira


            A Prefeitura de Itabuna, por meio da Procuradoria Geral do Município, solicitou aos dirigentes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itabuna (Sindserv), do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias do Sul da Bahia (SindiACS/ACE) e do Sindicato dos Comerciários de Itabuna a desocupação do prédio da Escola Lúcia Oliveira, cujo prazo foi esgotado na última sexta-feira (27). Veja outras matérias


O imóvel, que foi desativado como espaço educativo em 2015, pertencia ao Estado e foi repassado ao patrimônio do município pelo convênio nº 477/2004, referente à municipalização de oito escolas estaduais à época.  Segundo a secretária da Educação, Anorina Smith Lima a decisão do prefeito Fernando Gomes de retomar o imóvel para o patrimônio do município, além de está respaldada legalmente, leva em conta à sua referência histórica para a cidade de Itabuna.

              Ela lembra que a decisão de desativar a referida unidade escolar foi tomada pelo governo municipal anterior alegando a baixa demanda de alunos e falta de recursos financeiros para a reforma do espaço, que apresentava problemas na infraestrutura do telhado. Por estas razões, diz Anorina, a escola foi cedida aos sindicatos que assumiram a responsabilidade do conserto do telhado.

“O prédio da Escola Lúcia Oliveira é um patrimônio tombado pela Lei Orgânica Municipal, portanto a responsabilidade por sua manutenção e conservação é do Município. Neste sentido, a iniciativa do prefeito de solicitar a desocupação do espaço tem o apoio de cidadãos de Itabuna, muitos, inclusive, ex-alunos que frequentaram a Escola Lúcia Oliveira, que foi a primeira Escola Pública construída no município”, afirmou Anorina Lima.

 Prefeito participou de posse de dirigentes do Stert

Em solenidade realizada no auditório da FTC,  políticos, lideranças sindicais e profissionais da área de comunicação participaram da posse da nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Rádio, Televisão e Publicidade de Itabuna (Stert), presidido por Sonia Amorim. Na oportunidade também foram empossados o vice-presidente Joel Filho,  o secretário-geral Ederivaldo Benedito e demais integrantes da diretoria executiva e do conselho fiscal.

O prefeito Fernando Gomes destacou o seu  reconhecimento pelo papel da imprensa para o país, para o mundo e para Itabuna, atuando na difusão de informações essenciais para a população divulgando noticias verdadeiras e não caluniosas. Ele criticou a manipulação da informação para atender interesses pessoais ou de grupos, “daí a grande responsabilidade social e moral dos profissionais que atuam na área da comunicação.”

Ele também falou dos desafios que espera superar agora no quinto mandato à frente do governo municipal e de mais de 40 anos de atuação na área política, inclusive com três mandatos na Câmara Federal, através de um diálogo permanente com os profissionais da área de comunicação, ouvindo criticas e sugestões. O prefeito convidou a todos os participantes da solenidade para o lançamento da programação do Carnaval Antecipado.

NOTA


Falta de energia prejudica fornecimento de água em Itabuna

As estações de captação da Emasa em Rio do Braço e Castelo Novo deixaram de funcionar desde a madrugada de domingo, devido a uma pane no sistema elétrico na rede que serve àquelas unidades. A falta de energia provocou a interrupção em todo o sistema de captação, tratamento e distribuição, prejudicando o abastecimento de todos os bairros que deveriam receber água neste final de semana.

Na manhã desta segunda-feira (30) a Coelba restabeleceu o fornecimento da energia elétrica, mas somente nas próximas horas o bombeamento de água será retomado e o abastecimento normalizado. A direção da Emasa informa ainda, que  decorrência desse imprevisto uma nova planilha de fornecimento de água está sendo elaborada, e  será repassada para a comunidade ainda nas próximas horas.
Da assessoria
Foto: Pedro Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...