terça-feira, 10 de janeiro de 2017

COPOM COMEÇA A PRIMEIRA REUNIÃO DE 2017

RA DEFINIR A SELIC
COPOM COMEÇA A PRIMEIRA REUNIÃO DE 2017 NESTA TERÇA
REUNIÃO É PARA DEFINIR A SELIC PELOS PRÓXIMOS 45 DIAS
Publicado: 10 de janeiro de 2017 às 11:32
PRIMEIRA REUNIÃO DO ANO É PARA DEFINIR A SELIC, A TAXA BÁSICA DE JUROS DA ECONOMIA, PELOS PRÓXIMOS 45 DIAS (FOTO: DIVULGAÇÃO)Adicionar legenda

Do - Diário do Poder- O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) começa hoje (10) a primeira reunião do ano para definir a Selic, a taxa básica de juros da economia, pelos próximos 45 dias. A reunião dura dois dias, e a decisão será anunciada amanhã (11).
A expectativa das instituições financeiras, segundo o boletim Focus, pesquisa semanal do BC, é de uma redução de 0,5 ponto percentual na Selic. Caso se confirme, a taxa, atualmente em 13,75% ao ano, cairá para 13,25%.

Diante da recessão econômica e da melhora na inflação, o BC tem sinalizado que pode intensificar o corte da taxa básica. Nas duas últimas decisões, o comitê cortou a Selic em 0,25 ponto percentual. As instituições financeiras consultadas para o Focus preveem que, até o fim de 2017, a taxa básica cairá para 10,25% ao ano.
A Selic é um dos instrumentos usados para influenciar a atividade econômica e, consequentemente, a inflação. Quando o Copom aumenta a Selic, a meta é conter a demanda aquecida e isso gera reflexos nos preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Quando o Copom diminui os juros básicos, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação. (ABr)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...