sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Aulas na Rede de Ensino de Ilhéus começam no dia 6 de fevereiro

Tema da jornada pedagógica este ano é “Educação: desafios, compromisso e possibilidades para a vida”.



O início do Ano Letivo 2017 na Rede Municipal de Ensino de Ilhéus será aberto no dia primeiro de fevereiro, com a Jornada Pedagógica, mas as aulas nas unidades escolares começam no dia 6. A informação é da secretária de Educação, Eliane Oliveira, que está acompanhando de perto a preparação das escolas para as atividades letivas.

A Jornada Pedagógica acontece durante todo o dia de 1º de fevereiro, até às 17 horas, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, e discute o tema “Educação: desafios, compromisso e possibilidades para a vida”. O prefeito Mário Alexandre participa da sessão de abertura do evento, que deve reunir cerca de 1.600 pessoas.

Na oportunidade, haverá palestras, momento cultural e apresentação do cronograma pedagógico do ano letivo e da nova equipe diretiva da Seduc. O evento é voltado para professores, orientadores pedagógicos, supervisores, profissionais em educação, diretores, vices, secretários e colegiados escolares.
 
A secretária Eliane Oliveira explica que a Jornada Pedagógica é um momento em que profissionais da educação partilham ideias, ensinam e aprendem de forma coletiva, com o objetivo de promover o fortalecimento do processo educativo. Nos dias 2 e 3 de fevereiro, a Jornada prossegue com atividades nas próprias escolas. Veja mais notícias de Ilhéus, a seguir




O Festival de Cultura Popular de Ilhéus foi iniciado ontem, 26, mas o evento se estende até sábado, em quatro pontos distintos da cidade, na Academia de Letras, no Ponto de Cultura Literatura de Cordel Para Todos – CASAR,  localizado no Pontal, e na Praça Pedro Matos, em frente ao Teatro Municipal. No encerramento, dia 28, acontece no Teatro Municipal show de Raimundo Sodré, com participação do grupo Mulheres em Domínio Público e convidados.

No dia da abertura, o festival contou com apresentação do Samba de Roda de Silvandira, na Praça Pedro Matos, e do Seminário da Cultura Popular e Diversidade Cultural, com a maestrina Marisa Borsari, que abordou o tema “Passeando no samba-choro”. Logo depois, o case de sucesso do SEBRAE, Virgulima do Quadrilhando – Quadrilha Junina de Campina Grande (PB), com o tema “Case de bons negócios o ano todo”, e mediação de Pawlo Cidade.

Hoje, no Ponto de Cultura Literatura de Cordel Para Todos – CASAR,  localizado no Pontal, houve a Oficina de Xilogravura, “Xilogravando na melhor idade”, com o artista plástico Luiz Natividade. Durante os três dias do evento, haverá, na Praça Pedro Matos, feirinhas de cordel, roda de capoeira, artesanato, artefatos indígenas e derivados do cacau.

Segundo a presidente do Ponto de Cultura Literatura de Cordel Para Todos – CASAR, mestra Janete Lainha, o objetivo do evento é resgatar a cultura popular, mostrar todas as manifestações culturais regionais, como o circo, bumba meu boi, samba de roda, maculêlê, mamolengo, quadrilhas juninas, literatura de cordel, xilogravura, repentista, entre outras.

A iniciativa tem o apoio financeiro do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura da Bahia, e faz parte do projeto Pontos de Cultura, do Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura, e empresas privadas. Conta também com o auxílio do SEBRAE, e apoio institucional da Prefeitura Municipal de Ilhéus.

  Base do SAMU na zona sul é inaugurada


“Foi um pedido frequente da comunidade, por isso atendemos com prioridade”, disse o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a inauguração da base descentralizada do Serviço Móvel de Emergência (SAMU) na zona sul, localizada ao lado do Pronto Atendimento (PA), à margem da Rodovia Ilhéus-Olivença, ocorrida ontem, 26 de janeiro. O ato contou com a presença do vice e secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, José Nazal, secretários, vereadores, funcionários, assessores municipais, imprensa e lideranças comunitárias.

Com a base avançada, o atendimento se tornará mais ágil, principalmente quando os casos mais complexos não puderem ser resolvidos no Pronto Atendimento (PA) da Zona Sul, havendo assim o encaminhamento imediato, através de ambulância do SAMU, para os hospitais da cidade. Já as lesões menos graves serão atendidas no próprio PA. O serviço, que é solicitado pelo telefone 192, funciona todos os dias da semana, das 7 às 19 horas.

O coordenador médico do SAMU de Ilhéus, Jônatas David da Silva Pinto, alerta para a importância do atendimento, que não deve ser acionado à toa, em casos não reais. Outro antigo problema ainda atrapalha as ações realizadas pelo órgão: os trotes. Silva acrescenta: “É preciso que a população se conscientize que essa atitude coloca em risco a vida de uma pessoa que realmente precise do SAMU.”

Ampliação - As ações de saúde do município preveem, na tarde de hoje, a assinatura da ordem de serviço para a reforma e ampliação do Unidade Básica de Saúde (UBS) Sarah Kubistchek, localizada na Parque Infantil, bairro Malhado. A secretaria municipal de Saúde avisa que a partir de segunda-feira, dia 30, a prestação de serviços aos pacientes atualmente feita no local passará para a sede do Centro Social Urbano (CSU), localizada no bairro da Barra, também na zona norte.

Distrito ilheense de Banco do Pedro
comemora padroeiro Senhor do Bonfim



O povoado Banco do Pedro, no distrito do Rio do Braço, zona rural de Ilhéus, comemora, neste domingo, dia 29, a data do padroeiro Nosso Senhor do Bonfim. A programação festiva tem missa solene, às 9 horas, seguida de procissão. O prefeito Mário Alexandre e o vice, José Nazal, acompanhado de secretários municipais, prestigiarão as atividades comemorativas.

Desde a semana passada, a localidade de Banco do Pedro tem recebido diversos serviços autorizados pelo prefeito Mário Alexandre. Nesse sentido, a Secretaria de Serviços Urbanos (Secsurb) realizou um mutirão de limpeza e manutenção em toda a rede de iluminação pública local e recebeu elogios da comunidade.

A Secretaria de Agricultura e Pesca (Seap) está fazendo o patrolamento dos três quilômetros de estrada do ramal de acesso ao Banco do Pedro, a partir do entroncamento com a Rodovia Ilhéus-Uruçuca.


Da - Secretaria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Brasileiros protestam em Londres contra Alexandre de Moraes

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o presidente da República, Lula da Silva. (Foto; Agência Senado). O protesto ocorreu nesta sexta-...