quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Itabuna realiza mais uma audiência do Plano de Saneamento Básico

 A manhã desta quarta-feira, dia 30, foi destinada pelos técnicos da Prefeitura de Itabuna para ouvir mais uma vez a comunidade sobre a construção do Plano Municipal de Saneamento Básico que há dois anos sendo debatido sob a coordenação da Secretaria Municipal de Planejamento e Tecnologia (Seplantec) e a consultoria RK Engenharia.  Após a audiência pública de hoje,30, no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC), o PMSB será encaminhado à apreciação da Câmara de Vereadores para ser transformado em Lei Municipal.


A implantação de planos de saneamento básico pelos municípios é exigência do Governo Federal para manter o repasse de verbas para a execução de obras de melhorias dos sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e destinação final de resíduos sólidos. De acordo com o secretário Marcelo Andrade, “o PMSB foi elaborado por técnicos com ampla experiência e com a participação da população chamada a apresentar sugestões e críticas em seminários, oficinas e audiências públicas para que o município ganhe um Plano de Saneamento de acordo com as suas atuais necessidades”.

O representante da consultoria RK Engenharia Miguel Martinez disse que todas as comunidades do município foram alcançadas no que diz respeito à participação na construção do Plano de Saneamento.  “Esta, por exemplo, é a 15ª reunião que se promove com tal objetivo. Todas as comunidades deram sugestões e relataram problemas locais. Após analisá-los, estamos apresentando os diagnósticos, que também estão disponíveis no site oficial da Prefeitura de Itabuna, para mostrar como podem ser resolvidos problemas visando à qualidade de vida da população”, acrescentou.

Segundo Miguel Martinez, as principais questões apontados foram à inexistência de tratamento universal de esgoto, já que a rede de coleta não alcança toda a cidade. Além disso, muita gente reclamou da pouca declividade da rede de drenagem pluvial, sem esquecer a falta de redes de abastecimento de água em alguns pontos da zona urbana. Durante todo o processo a RK consultoria explanou as metas e resoluções de cada questão. “Após essa etapa, o Plano será entregue para a administração municipal, que deve aprovar o documento, após submetê-lo ao crivo popular”, explicou.

Em Itabuna, o Plano Municipal de Saneamento Básico está sendo concebido para ter validade por 20 anos, após sua aprovação pela Câmara de Vereadores. Contudo, a cada quatro anos o PMSB vai passar por revisões como determina a Lei Federal nº 11.445/07. Participaram da audiência, o secretário municipal de Planejamento, Marcelo Andrade; o procurador-geral do Município, Mateus Santiago Silva; o representante do Poder Legislativo, vereador José Silva, e do Ministério Público estadual o promotor Yuri Melo, o presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente, Flávio Leopoldo, e da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), professora Valerie Nicollier; o presidente da União das Associações de Moradores de Itabuna (UAMI), Cosme Araújo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...