quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Secretaria de Saúde de Itabuna orienta paciente

Secretaria de Saúde de Itabuna orienta pacientes sobre atualização de endereços

O secretário municipal de Saúde, Paulo Bicalho, iniciou na manhã desta quinta-feira (13), uma série de visitas às Unidades Básicas de Saúde visando orientar os pacientes cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS) sobre a importância da atualização de endereço para o atendimento na rede pública de saúde. A primeira unidade visitada foi a UBS Roberto Santos, no bairro Santo Antônio, que foi reformada pela Prefeitura de Itabuna, com a ampliação de salas de atendimento e consultórios médicos, construção de banheiros e pintura.  


Na unidade, o secretário conversou com a equipe de saúde, ouviu pacientes e explicou de forma clara e objetiva, o porquê de o município atualizar os dados cadastrais da população. Um dos principais motivos é que a partir da atualização de endereço haverá maior oferta de serviços, principalmente exames para a população residente em Itabuna, o que antes não ocorria. “Muitos pacientes saem de seus municípios de origem para buscar atendimento na rede pública de Itabuna, deixando a população local sem assistência devida, porque não sobravam cotas”, justificou Paulo Bicalho .

Outro motivo também que levou a Secretaria Municipal de Saúde a adotar essa medida é que alguns exames e consultas são perdidos, pois os dados de contato dos pacientes estão desatualizados, o que torna impossível sua localização por parte dos Agentes Comunitários de Saúde para avisar sobre agendamentos de consultas.

As pessoas não precisam ir à Unidade de Saúde do seu bairro apenas para atualização de dados. O processo pode ser feito tranquilamente quando e se o paciente necessitar de consulta médica. Paulo Bicalho informa ainda que a atualização de endereço é muito simples e rápida, bastando apenas que se leve um documento com o numero do CPF e comprovante de residência.

A proposta da Secretaria Municipal de Saúde é fazer com que todas as Unidades de Saúde funcionem plenamente oferecendo maior oferta na prestação do serviço e  que seja de qualidade e mais humanizado, mas, principalmente, que possa beneficiar aos itabunenses que necessitam do atendimento na rede pública de saúde. Desde o mês passado quando a atualização de dados começou a ser feita nas UBS, os primeiros resultados já começam a aparecer.

Quem afirma é uma das pacientes da UBS Roberto Santos, Neilza Lucas Oliveira. Ela mora na Rua Macário dos Reis, no Santo Antônio, e diz que já cansou de dormir na porta da unidade do bairro para conseguir ficha para exames e quase nunca conseguia. “Sempre faltavam cotas. Agora parece estar sobrando até mesmo para exame de vista e de otorrino, coisa que nunca aconteceu antes”, comentou.

 Neilza Oliveira também elogia o atendimento na UBS Roberto Santos, afirmando que a situação melhorou um bocado. “Por isso não podemos reclamar do atendimento e nem da quantidade de exames que podemos realizar no posto de saúde do meu bairro”, diz.    

A UBS Roberto Santos é coordenada pelo administrador Daniel Carvalho e conta com médicos nas áreas de clínica, odontologia, ginecologia, pediatria e nutrição, além de quatro enfermeiros e técnicos em enfermagem; Agentes Comunitários de Saúde e da apoiadora do módulo assistencial III Karen Lina Lessa Santana, enfermeira que intermédia as ações entre a Secretaria Municipal de Saúde e as Unidades Básicas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...