quinta-feira, 22 de setembro de 2016

TRE-BA Notícias: Justiça Eleitoral e IBGE distribuíram versão impressa do informativo “O seu Município em Números 2016”



O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançaram, na tarde de terça-feira (20/9), a versão impressa do material informativo “O seu Munícipio em Números 2016”. O evento foi aberto ao público.


À frente da abertura da solenidade esteve o presidente do Eleitoral baiano, desembargador Mário Hirs. Ele destacou a importância da preparação do material à sociedade, visando esclarecer, entre outras competências, as dos gestores municipais e dos vereadores. “Uma das atribuições da Justiça Eleitoral é fornecer subsídios que contribuam para que os cidadãos votem com consciência”, reforçou.

Em alinhamento com a estratégia do TRE-BA, o representante do IBGE, André Úrpia, apresentou ao público os mecanismos de busca do material digital e mostrou como consultar a avaliação de desempenho dos municípios, o destino do lixo, a taxa de mortalidade infantil e, até mesmo, a quantidade de leitos nos hospitais de cada região do estado.

Vale destacar que, além da cartilha impressa, o material digital também foi disponibilizado no site de ambos os órgãos. Pelo portal do TRE-BA, os cidadãos conseguem consultar os dados por meio do sistema DivulgaCand.


Por: Daniele Silva
ELEIÇÕES 2016: FALTAM 10 DIAS
Cerimônia de carga e lacração das urnas acontece amanhã (22/9)
Trabalho consiste em inserir dispositivos de segurança e programas oficiais nos sistemas eletrônicos de votação para as Eleições Municipais de 2016
 
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) começa, nesta quinta-feira (22/9), a lacração e carga das urnas eletrônicas. A cerimônia que dá início ao procedimento está marcada para 8h e acontece no Centro de Apoio Técnico (CAT) do Regional, localizado na Rua A, Quadra A, Via Marginal, Lotes 16/17, em Porto Seco Pirajá.
 O trabalho consiste em inserir dispositivos de segurança e programas oficiais nos sistemas eletrônicos de votação para a realização das Eleições Municipais de 2016, que ocorre no dia 2 de outubro. No primeiro dia, quatro zonas da capital serão atendidas.
 Para a chefe da 2ª Zona Eleitoral, Maria do Socorro Gouveia, a cerimônia é uma das etapas mais importantes do processo de preparação das eleições. “Esse é o momento em que as informações dos candidatos e dos eleitores de cada seção são inseridas nas urnas”, salientou Socorro.
 Na cerimônia estarão presentes juízes, promotores de justiça, integrantes da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Bahia (OAB-BA), defensores públicos, além de representantes de coligações, partidos políticos e candidatos. Todas as 20 zonas eleitorais da capital serão inseminadas. O término dos trabalhos de carga e lacração dos equipamentos está previsto para a próxima terça-feira (27/9).
 Etapas
 No primeiro momento, as urnas receberão o flash card – espécie de HD (High Definition) interno -, ou seja, um cartão de memória, onde os equipamentos serão inseminados com os programas específicos do Regional, além de informações de eleitores e candidatos.
 Já na segunda etapa, serão inseridos os flashes de votação, contendo as fotos dos candidatos. Na finalização da cerimônia, é inserida a mídia de resultado - objeto parecido com um pendrive, que serve para acondicionar o resultado da votação na seção a qual estará vinculada.
 Todas as urnas serão lacradas para evitar qualquer tipo de violação. Além disso, haverão conferências nos dias 24 e 28 para verificar se todos os dados – número de candidatos, data, hora, seção e zona – estão funcionando plenamente. Caso seja detectado qualquer problema técnico, as urnas passarão por reparos para que a inconsistência seja solucionada.
 Por: Hellene Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...