quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Semana Jorge Amado de Cultura e Arte prossegue até sábado, em Ilhéus


A abertura da Semana Jorge Amado de Cultura e Arte aconteceu nesta quarta-feira, dia 10, na Praça Pedro Mattos, em frente ao Teatro Municipal de Ilhéus (TMI). O evento, promovido pela Secretaria de Cultura de Ilhéus, conta com uma série de atividades, que inclui palestras, exposições e apresentação de espetáculo, que serão realizadas na Biblioteca Pública Adonias Filho e no TMI.

 A programação, que segue até o próximo sábado, dia 13, homenageia o aniversário de nascimento do escritor Jorge Amado (10 de agosto). O secretário de Cultura Paulo Atto considera que "o projeto que está calendarizado no município representa a importância da eterna obra de nosso mais importante escritor, que capturou o imaginário baiano de forma exemplar."


A solenidade que marcou a abertura do evento contou com a apresentação da Orquestra de Berimbaus, na Praça Pedro Mattos. E, logo em seguida, às 18h, ocorreu a abertura da exposição “Gentes e Paisagens da Terra”, na Galeria do Teatro Municipal de Ilhéus, com quadros de Gildásio Rodriguez, Nazir Maron e Jane Hilda Badaró e esculturas em papel de Jofferson Oliveira e em ferro por Goca Moreno. As obras ficarão disponíveis para visitação gratuita até o dia 21 agosto, de segunda a sexta, das 9h às 18.

O destaque do evento será no sábado, dia 13, às 20h, quando o Teatro Municipal de Ilhéus recebe o espetáculo “Love”, um monólogo com a atriz Cyria Coentro, com direção de Jackson Costa. Cyria já participou de novelas, seu trabalho mais recente na TV foi na novela global Velho Chico, onde interpretou a personagem Piedade. Em “Love”, a atriz faz um passeio pela literatura poética do nosso país e do mundo, com poemas que refletem sobre o que há de mais universal e humano: o amor. Os ingressos custam 30 reais e 15 meia.
Programação: Nesta quinta-feira, dia 11, às 17h, ocorre o lançamento do Selo e Carimbo do Teatro Municipal de Ilhéus pelos Correios, também na Galeria do TMI, com apresentação da cantora Márcia Alencar. Às 18h30, na Biblioteca Pública Municipal Adonias Filho, será lançado o livro “Jorge Amado – da ancestralidade à representação dos orixás”, de Gildeci Oliveira Leite, professor de Literatura da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no curso de Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas.

As atividades na sexta-feira, dia 12, têm início às 17h, na Praça Pedro Mattos com apresentações de dança salão e de rua com o projeto Entrando na Dança e o Grupo Ky Dance. Em seguida, às 18h30, na Biblioteca Pública, será realizada a palestra ”Hibridismo e resistência da identidade afrobrasileira na literatura amadiana”, com Aline Brito Nascimento, Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Encerrando as atividades do dia, às 20h, ocorrerá no TMI, apresentação dos trabalhos dos artistas selecionados na segunda edição do programa Solos Criativos.

Exposição - Como parte da programação, a Biblioteca Pública Municipal Adonias Filho está com a exposição “Sangrando”, da artista ilheense Janete Lainha, disponível para visitação gratuita do dia 9 até 26 de agosto, de segunda a sexta, das 9h às 18h e aos sábados, das 8h às 12h. A iniciativa é da Casa da Cultura Popular (CASAR) e conta com apoio da Secult Ilhéus.

Da - Secretaria de Comunicação Social 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...