sábado, 13 de agosto de 2016

Justiça Eleitoral baiana incentiva a inscrição de mesários com conhecimento em Libras

O objetivo é facilitar a participação dos eleitores surdos ou com deficiência auditiva nas eleições 2016

A fim de garantir o amplo acesso dos eleitores surdos ou com deficiência auditiva às seções nas eleições municipais de 2016, assim como a eliminação de barreiras comunicacionais impostas a esse segmento, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) incentiva cidadãos com conhecimento em Língua Brasileira de Sinais (Libras) a se inscreverem para atuar voluntariamente como mesários.
Podem se inscrever os estudantes dos cursos de Fonoaudiologia e Licenciatura, das diversas áreas do conhecimento, que já tenham cursado a disciplina Libras, os intérpretes, professores de surdos, assim como qualquer cidadão regularmente quite com a Justiça Eleitoral que possua conhecimentos básicos da língua de sinais. Os interessados em trabalhar como mesários nas seções eleitorais podem fazer sua inscrição acessando o site do Tribunal (www.tre-ba.jus.br), clicando no banner do projeto “Mesário Voluntário”, para preencher a ficha de inscrição.

Outra opção é a inscrição presencial, diretamente no cartório eleitoral no qual o interessado esteja cadastrado como eleitor. Os que pretendem trabalhar nas mesas receptoras de votos podem, ainda, esclarecer dúvidas pelo e-mail mesariovoluntario@tre-ba.jus.br.
Benefícios
Para os que vão atuar como mesário, vale lembrar que os dias de serviços prestados serão recompensados com benefícios como: folga no trabalho em período equivalente ao dobro dos dias prestados à Justiça Eleitoral; auxílio-alimentação para o dia da eleição; vantagem de desempate em concursos públicos da Justiça Eleitoral e em outros concursos públicos, caso previsto em edital. O incentivo do TRE-BA atende a uma das ações do planejamento estratégico do Programa de Acessibilidade, presente na Resolução 23.381/2012, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que prevê a implementação gradual de medidas para a remoção de barreiras físicas, arquitetônicas, atitudinais e de comunicação diante do exercício do direito ao voto. Dessa forma, visa garantir o voto das pessoas com deficiência auditiva ou com mobilidade reduzida.
Matéria: Andréa Araújo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...