terça-feira, 12 de julho de 2016

Crise na Justiça do Trabalho é destaque em Sessão na Câmara

Com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para os problemas orçamentários enfrentados pela 5ª Região do Tribunal Regional do Trabalho, a Câmara de Vereadores de Itabuna promoveu, nessa segunda-feira, 11, uma Sessão Especial com a ampla presença de trabalhadores, sindicalistas, autoridades políticas e jurídicas.  O tema foi proposto pela juíza Eloína Machado, diretora do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, subseção local. Confira também nomes dos novos servidores convocados

O corte orçamentário põe em risco as atividades e ameaça o fechamento dos Tribunais do Trabalho ainda este ano.  Os cortes atingem 30% das despesas com custeio das unidades jurisdicionais e cerca de 90% das verbas de investimento, inclusive aquelas destinadas ao aperfeiçoamento do Processo Judicial Eletrônico. Segundo Dr.ª Eloína, chamar a atenção da sociedade para essa situação orçamentária foi o principal motivo para a realização da Sessão na sede do Poder Legislativo. “O nosso propósito é manter a Justiça do Trabalho como ela sempre esteve: forte, autônoma, atuante e dando as respostas necessárias à população”, enfatizou a magistrada.

A procuradora do Trabalho, Sofia Vilela, avaliou o corte como uma ofensiva contra o próprio direito do trabalho e as conquistas alcançadas após a Revolução Industrial. “Essa luta da Justiça do Trabalho é também uma luta do Ministério Público do Trabalho e uma luta de toda sociedade”, completou.

Representante dos trabalhadores, o presidente do Sindicato dos Rodoviários de Itabuna (Sindrod), Arlensen Souza, destacou a importância da Sessão, sobretudo, porque mostrou a união entre sociedade, sindicatos, magistrados e Poder Legislativo contra a redução de verbas na Justiça do Trabalho. “Hoje sabemos que se trata de um corte, amanhã, no entanto, vem a fragilidade e depois vem a extinção de uma justiça e de direitos dos trabalhadores.  A nossa luta é por ampliar e não por extinguir direitos”, enfatizou.

 Novos servidores aprovados no Concurso Público

Tomaram posse, na tarde dessa segunda-feira, 11, seis novos servidores convocados em segunda chamada no Concurso Público da Câmara de Vereadores.  A cerimônia de posse foi realizada na Sala de Comissões Técnicas Filemon de Souza Brandão.

Foram empossados o assistente administrativo Juan de Matos Braga, o garçom Reinan Santos Carvalho, o auxiliar de Copa e Cozinha Arildo dos Santos Bittencourt, o oficial de reprografia Wimbley Alves de Almeida Paiva, o operador de áudio e Vídeo Bruno de Jesus Santos e o assessor Técnico de Comunicação Social – Jornalismo Claudemar Alves Oliveira.

O Concurso Público da Câmara foi realizado no dia 7 de junho de 2015 e contou com mais de 8 mil inscritos. 


Da - Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...