terça-feira, 5 de julho de 2016

Banco de Sangue de Itabuna é foco de campanha da Unicred

A Uniced Região Sul da Bahia, em parceria com o Núcleo do Hemoterapia da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, está promovendo a Campanha “Doe Sague. Coopere com a Vida”. Ao realizar sua doação de sangue voluntária, o doador contribui com o abastecimento do banco de sangue de Itabuna, um dos mais importantes do interior do Estado, atendendo a 116 municípios da região sul da Bahia. Ainda na última sexta-feira (01.07), a ação foi aberta com um mutirão de doadores da própria Unicred.


A campanha compreende uma grande mobilização entre os cooperados das três Agências da Unicred – Itabuna, Ilhéus e Jequié – e da comunidade em geral, tendo como marco o dia 9 de julho, chamado Dia do Cooperar 2016. A campanha está sendo realizada nas mídias sociais, além da distribuição de folder informativos e afixação de banners em locais estratégicos.

“Para nós do Banco de Sangue a iniciativa é muito positiva e representará, com certeza, uma elevação necessária nos estoques da Unidade, o que é imprescindível neste mês, quando há uma queda natural no número de doações”, declarou o coordenador de Captação do banco de Sangue, Adelson Bispo.

Mais informações
A doação de sangue é um ato voluntário que auxilia na garantia de vida para tantos pacientes que dependem de transfusão sanguínea para sobreviver. Entre os principais públicos aos quais se destinam as doações estão as pessoas vítimas de acidentes de trânsito, arma branca, arma de fogo e queimaduras; pessoas submetidas a cirurgias de urgência e eletivas; e pacientes portadores de doenças do sangue e câncer.

Antes da doação se efetivar o doador passa por uma entrevista quando são checadas informações que poderiam gerar impedimento para a doação. Entre os fatores que impedem a doação de sangue estão a gravidez ou período de amamentação; estar gripado; ter feito tatuagem há menos de 1 ano; ter tomado bebida alcoólica nas últimas 12 horas antes da doação; ter feito endoscopia nos últimos 6 meses; pessoas com diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade; quem teve doença de Chagas; quem tem malária ou sífilis.

O Banco de Sangue de Itabuna funciona no Hospital Calixto Midlej Filho e o atendimento é de segunda a sexta, das 7 às 17 horas, e aos sábados das 7 às 12 horas. Para mais informações, o telefone é (73) 3214-9126.

Por - Manuela Berbert

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...