quarta-feira, 6 de julho de 2016

Autorizada construção de nova pista entre a Ponte Lomanto Júnior e o Terminal Urbano de Ilhéus


O Governo do Estado da Bahia autorizou, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), a emissão da ordem de serviço para o início da obra de construção de uma via alternativa entre a ponte Lomanto Júnior e o Terminal Rodoviário Urbano, via Avenida Misael Tavares, no centro da cidade de Ilhéus. O projeto da chamada “Alça da Ponte” foi apresentado ao governador Rui Costa pelo prefeito Jabes Ribeiro, como forma de desafogar o fluxo de veículos em horário de pico e melhorar o processo de mobilidade urbana.


O secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Antônio Vieira, que acompanhou a elaboração do projeto e o andamento do processo de licitação, informou que o novo acesso faz parte do projeto de mobilidade urbana planejado pela administração municipal, que inclui, também, a redução do diâmetro da antiga Praça Cairu. A praça foi transformada em rotatória e possibilitou o surgimento de uma nova faixa de pista.

Com a alça da ponte, “os veículos que vierem da zona sul não precisarão mais acessar a Rua Amélia Nunes e desembocar na Cairu, realidade que contribui para grandes congestionamentos. Eles poderão descer diretamente na avenida Misael Tavares e, assim, chegar ao Centro, às áreas de estacionamento e às avenidas Dois de Julho, Soares Lopes e Princesa Isabel”, esclarece o secretário Antonio Vieira. 

Antonio Vieira acredita, ainda, que as intervenções complementarão os aspectos positivos da construção da segunda ponte Centro-Zona Sul. “No futuro, quando a segunda ponte estiver construída, essa ligação vai beneficiar especificamente a avenida Lomanto Júnior e o bairro do Pontal. Em tese, a nova ponte servirá para a população que reside depois da região pontalense”.

Obra - Ainda de acordo com Vieira, o novo acesso será pavimentado com asfalto e contará com sistema de iluminação, drenagem pluvial, guarda-corpos, passeios dos dois lados e sinalizações vertical e horizontal. “Além disso, em virtude da necessidade de aterro e taludes de corte, adotaremos duas técnicas de construção: para o aterro, usaremos gabiões, que são pedras arrumadas em gaiolas metálicas para a formação de grandes blocos visando a estabilização da área, e, para os taludes de corte, alvenarias de pedra argamassada”, diz.

Secretaria de Comunicação Social 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...