quarta-feira, 8 de junho de 2016

Itabunense fatura 2 medalhas em Campeonato Paranaense de Kettlebell

Foram 7 medalhas conquistadas pela equipe liderada por João Rosário, que ainda recebeu do evento homenagem por sua contribuição ao esporte

No último domingo (5) o Itabunense João Rosário representou a Bahia no 1º Campeonato Paranaense de Kettlebell Sport realizado na Crossfit SM30, em Curitiba. 43 atletas de sete estados (PR, SC, SP, DF, CE, RS e BA) participaram da competição onde os atletas vão ao seu limite executando movimentos com tempo e técnica específica com o kettlebell, uma bola de ferro com alça que pode pesar até 32 quilos em competições oficiais.


Único representante da Bahia na competição, Rosário conquistou 2 medalhas de ouro nas provas Snatch com kettlebell de 24 kg e Long Cycle com dois kettlebells de 20 kg.  Ele presenciou também Nicole Zaniz e Flávia Karolina, duas das atletas que treina, ganharem 5 medalhas de ouro e ainda auxiliou na arbitragem e organização do evento ministrando no sábado (4), véspera da competição, curso técnico e de arbitragem para atletas e árbitros, onde repassou as regras e a técnica correta dos movimentos válidos nas provas do Campeonato.

Um dos destaques da competição foi o recorde atingido por Nicole Zaniz, atleta treinada há 4 anos por Rosário, que na prova One Arm Long Cycle com kettlebell de 20 kg executou 109 repetições, marca compatível para obter o título de master of sports de acordo com a tabela de marcas da ketacademy, uma das principais desse esporte.
Pioneiro
Radicado há quase 10 anos no eixo Sudeste-Sul do Brasil, onde começou a trabalhar em 2009 com o kettlebell para condicionamento físico e treinamento de atletas da modalidade, Rosário é especializado em kettlebell training e sport, possui várias certificações internacionais inclusive com o hexacampeão mundial de kettlebell Denis Vasilev, foi um dos fundadores e ex-presidente da Federação Brasileira de Kettlebell Lifiting (FBKL) e é coach de atletas campeãs americanas nesse esporte.

Após o Campeonato Paranaense João Rosário voltou a residir no Sul da Bahia trazendo toda a experiência adquirida para colaborar com a promoção do Kettlebell Sport e qualificação de profissionais na região. “Foram quase 10 anos fora da Bahia morando em Santa Catarina e, recentemente em São Paulo, e toda a experiência e trabalho desenvolvido além de viagens constantes, workshops, envio de planilhas de treino para alunos de outros estados, me deram a tranquilidade de tomar essa decisão de voltar a morar perto de familiares e amigos, além de ir em busca de uma melhor qualidade de vida”, informa.

Só no mês de maio Rosário explica que esteve na Bahia duas vezes a trabalho para ministrar workshops de kettlebell e, no dia 21 de maio, auxiliando na organização do Campeonato Baiano de Kettlebell. Mas, a partir da agora, vai ser mais fácil os adeptos do esporte na região ou interessados se aprofundar mais nessa modalidade entrando em contato com Rosário, fundador da empresa Brutal - Strength and conditioning.
Em abril, João Rosário fez parte da organização da Copa do Brasil de Kettlebell Sport, primeira competição de kettlebell realizada no Rio Centro-RJ, durante o Arnold Classic, um dos maiores eventos multiesportivo da América Latina, dando assim grande visibilidade e reconhecimento para esse esporte.


 João Rosário acrescenta que os campeonatos começaram a ser organizados no Brasil em 2014 e que este ano o Brasil sediará pela primeira vez no dia 9 de dezembro, em Curitiba, uma etapa de um Grand Prix mundial, o campeonato Word Kettlebell Russian Tour Grand Prix. “Esse campeonato contará também com atletas internacionais e terá como um de seus competidores e organizadores, Denis Vasilev, atleta russo hexa campeão mundial de kettlebell sport e eu planejo levar uma equipe formada por atletas da Bahia e de Itabuna”, explica Rosário, um dos organizadores da competição.

Por - Walmir Rosário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...