terça-feira, 10 de maio de 2016

Saúde de Itabuna retoma vacinação contra gripe H!N! nesta quinta-feira

A Secretaria Municipal de Saúde acaba de receber um novo lote com mais 12 mil doses de vacina contra a gripe Influenza A (H1N1) para a distribuição na rede de atenção básica de Itabuna. As doses serão distribuídas nas próximas quinta e sexta-feira, (dias 12 e 13), nas Unidades Básicas de Saúde contando com a participação de voluntários de vários setores, conforme adiantou o secretário de Saúde, Paulo Bicalho.  


Com essa quarta remessa já chega a 40 mil o número de doses recebidas da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) e distribuídas a crianças de até cinco anos incompletos, trabalhadores da saúde, gestantes, mulheres que deram à luz a até 45 dias, idosos a partir de 60 anos e doentes crônicos. O município foi um dos primeiros no interior da Bahia a antecipar a vacina.

As equipes de saúde da SMS também concluem até amanhã, a imunização que está sendo feita em paciente acamados, internos de abrigos e profissionais de saúde em seus locais de trabalho. A vacinação destinada a esse público foi iniciada desde a quinta-feira passada.

Embora o Ministério da Saúde não tenha disponibilizado vacina para toda a população de um modo geral, o secretário municipal de Saúde, Paulo Bicalho, tranquiliza a comunidade. O titular da Saúde lembra que, dos sete casos da gripe Influenza A, notificados à Vigilância Epidemiológica de Itabuna, apenas um foi confirmado, assim mesmo sem vítima fatal.

O secretário recomenda também que as pessoas sigam orientação simples para impedir a disseminação do vírus da gripe como evitar ambientes fechados e com grandes aglomerações, e, principalmente, lavar bem as mãos com água e sabão. Se estiver na rua, evitar levar as mãos até os olhos, nariz e boca, pelo menos enquanto não puder fazer a higienização completa. Também devem usar lenço se acaso for acometido de espirro.
Por - Rosi Barreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...