terça-feira, 10 de maio de 2016

Humberto Costa mostra que nem todos os petistas continuam seguindo Lula

Posted on 

Costa diz que nem todos os petistas querem incendiar o país
Pedro do Coutto
Em entrevista a Leandro Colón, Mariana Haubert e Débora Alves, edição de segunda-feira da Folha de São Paulo, o líder do governo no Senado, Humberto Costa, tacitamente balançou a bandeira da rendição do PT, ao dizer que o partido vai para a oposição a Michel Temer, mas não pretende incendiar o país, aceitando assim a realidade política.
Na entrevista, Humberto Costa critica a própria presidente Dilma Rousseff. Disse  que ela é uma pessoa que tem dificuldade de dialogar, de ouvir, e não se adaptou a um modo de fazer política que existe no Brasil.

Não há necessidade de acrescentar mais nada a esse tipo de confissão de parte de quem liderou a bancada de um governo que se encontra na véspera do desabamento.
De outro lado, a entrevista revela indiretamente que pelo menos uma parte do partido se distancia da liderança do ex-presidente Lula, que, em vez de içar a bandeira branca, fala em incendiar o país.
SÃO DUAS VERSÕES
Um romance com duas versões, de parte a parte. Do lado do PT, uma visão de aceitação da derrota, levantada por Humberto Costa. Outra versão, projetada pelo inconformismo de Dilma Rousseff e refletido no recurso desesperado do ministro José Eduardo Cardozo, ao recorrer a Waldir Maranhão, sonhando em anular o fato impossível de superar.
A versão mais importante, sob o ângulo político, sem dúvida é a transmitida pela bandeira branca colocada no mastro da legenda pelo líder do PT no Senado, Humberto Costa. Representa um marco entre o presente de uma legenda que desmoronou e o futuro que se baseia na tentativa de reencontrar os objetivos que nortearam sua criação e sua aceitação nas urnas do país. Tarefa difícil, sem dúvida, mas não de todo impossível.
Impossível, mesmo, é o ato absurdo do deputado Valdir Maranhão.
DÚVIDAS DE TEMER
De parte do governo de Michel Temer, surgem as dúvidas quanto à composição do novo ministério. Reportagem de O Globo, manchete principal da edição de ontem, dá bem a ideia das dificuldades existentes, sobretudo a partir da escolha dos nomes que possuam vínculo com as tarefas que deverão desempenhar.
O texto é de Júnia Gama e Fernanda Krakovics. Mostra um problema praticamente intransponível, que é formar o ministério num presidencialismo de coalizão. São coisas da política brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...